Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 11 EdUFSCar no VII Congresso Paulista de Educação Infantil em São Carlos

Clientes

EdUFSCar no VII Congresso Paulista de Educação Infantil em São Carlos

Nov 03, 2015

A Editora da Universidade Federal de São Carlos marca presença no VII Congresso Paulista de Educação Infantil e II Simpósio Internacional de Educação Infantil, que acontecem no período de 4 a 7 de novembro no campus da UFSCar.

Além de títulos próprios, a EdUFSCar fará a comercialização de diversos títulos das editoras Cortez, Mediação, ALB, Unesp, Autores Associados, Artmed, Grupo Editorial Summus e Vozes. 

E, no dia 6 de novembro, às 18h, no saguão da Biblioteca Comunitária, realiza o lançamento de Estudos da infância no Brasil, organizado por Anete Abramowicz.

Confira a lista completa de todos os lançamentos aqui.

 

Estudos da infância no Brasil: encontros e memórias

estudos

Organizadora: Anete Abramowicz |  Páginas: 195 | R$ 37,00 | ISBN: 978-85-7600-408-0

Os estudos sobre a infância do Brasil são bastante extensos, dispõem de uma produção densa e complexa e conta com a visão de muitos pesquisadores. Com o objetivo de configurar o campo teórico da sociologia da Educação Infantil no país a partir de artigos de especialistas renomados publicados em periódicos e, posteriormente, por meio de entrevistas com esses autores, Anete Abramowicz organiza Estudos da infância no Brasil: encontros e memórias, lançamento da EdUFSCar. 

A obra traz importantes reflexões e análises a partir dos debates propostos por Florestan Fernandes e Virgínia Bicudo, na década de 1940, e de Maria Machado Malta Campos, Fúlvia Rosemberg, Sonia Kramer, Ana Lúcia Goulart de Faria, Tizuko Morchida Kishimoto e Ethel Volfzon Kosminsky no período de 1970 até os dias atuais. Durante três anos, foram feitas pesquisas para traçar os principais temas e perspectivas da publicação, que ainda conta com um CD intitulado “Memórias” que traz todas as entrevistas na íntegra.

Entre os temas apresentados no lançamento está a análise de As “trocinhas” do Bom Retiro, de Florestan Fernandes, produção extremamente importante para a compreensão da sociologia da infância, bem como as reflexões e análises a partir dos debates apontados ao longo do livro. Os capítulos podem ser lidos de maneira independente, ou então, ouvir apenas as entrevistas que constam no CD.

Ao traçar as trajetórias teóricas de pesquisadoras importantes para os estudos científicos sobre as crianças e suas infâncias, o lançamento contribui para o entendimento de como este campo teórico se constitui como objeto de estudo no Brasil. Dessa forma, dialoga com o presente, faz uma síntese das produções passadas e narra a história pessoal e científica de sete pesquisadoras brasileiras cujas investigações impactaram a constituição deste campo. 

 

Lançamento durante o VII Congresso Paulista de Educação Infantil em São Carlos
Data: 6 de novembro, às 18h
Local: Saguão da Biblioteca Comunitária UFSCar
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos (SP)
Site oficial do evento: www.copedi.ufscar.br

Mais informações sobre os livros da EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom