Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 12 Bioquímico destrincha as funções das substâncias enzimáticas

Clientes

Bioquímico destrincha as funções das substâncias enzimáticas

Dec 17, 2015

Enzimas são catalisadores biológicos, ou seja, proteínas globulares que dinamizam as reações bioquímicas em condições brandas de temperatura, pressão e pH. Com a intenção de apresentar os conceitos essenciais sobre essas substâncias, o professor Vadim Viviani lança pela EdUFSCar "Enzimas: uma introdução para os cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Florestal", mais um volume da série Apontamentos, que tem por objetivo explorar textos de apoio didático a cursos de graduação e pós-graduação.

Em quatro capítulos, o autor aborda as características gerais das enzimas, como classificação, nomenclatura, princípios de cinética, catálise e catálise enzimática, os fatores que determinam o poder catalítico e a especificidade das enzimas; traz uma explicação da cinética enzimática com o efeito da concentração de substrato, de enzimas, atividades enzimáticas, pH e temperatura. A constante, a eficiência catalítica, a regulação e os mecanismos da atividade enzimática também são discutidas no livro, que ainda fornece conhecimentos sobre a relação entre estrutura molecular e função, essenciais para compreensão de metabolismo, fisiologia (animal, vegetal e microbiana) e processos biotecnológicos.

Deste modo, Viviani mostra que hoje em dia as enzimas se constituem como importantíssimas ferramentas biotecnológicas usadas em análise biomédicas, produção de alimentos, bebidas e produtos químicos, análises ambientais, e como alvos de drogas farmacêuticas e pesticidas. Sem elas, a maioria das reações das células vivas se tornaria lenta demais, impossibilitando a vida da forma como conhecemos.

Sobre o autor – Vadim Viviani possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas-Bioquímica pelo Instituto de Química Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorados nas Universidades de Shizuoka no Japão e no Dept. Molecular and Cellular Biology da Universidade de Harvard nos EUA. É livre-docente pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado de Bioquímica da Universidade Federal de São Carlos e trabalha nos programas de pós-graduação Genética Evolutiva e Biologia Molecular, e Biotecnologia e Monitoramento Ambiental. Lidera os grupos de pesquisa "Bioluminescência e Biofotônica" e Biotecnologia e Biomonitoramento" pelo CNPq e atua como conselheiro da International Soc. Bioluminescence and Chemiluminescence. Opera também como pesquisador convidado do Nat. Inst. of Advanced Industrial Science and Technology (AIST, Tsukuba, Japão). Em 2011 fundou e coordenou o programa de pós-graduação Biotecnologia e Monitoramento Ambiental na UFSCar. Investiga bioluminescência, enzimas luciferases, quimioluminescência biológica e seu uso biotecnológico e ambiental.

Título: Enzimas: uma introdução para os cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Florestal
Autor: Vadim Viviani 
Número de páginas: 39          
Formato: 27 x 27,5 cm
Preço: R$ 12,00
ISBN: 978-85-7600-417-2 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom