Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 12 Coletânea de exercícios relaciona matemática e ciências biológicas

Clientes

Coletânea de exercícios relaciona matemática e ciências biológicas

Dec 09, 2015

As relações entre Matemática e Ciências Biológicas estão cada vez mais estreitas. A Matemática tem por objetivo gerar proporções para as ciências por meio dos cálculos. Deste mesmo modo a professora de Matemática da UFSCar, Magda da Silva Peixoto, introduz conceitos básicos do cálculo diferencial e integral visando o estudo de modelagem matemática de fenômenos biológicos na obra "Introdução à Matemática para Ciências Biológicas", um lançamento da EdUFSCar.

Em sete capítulos, a autora apresenta em forma de exemplos e exercícios os números reais e suas aplicações em conjuntos numéricos, desigualdades, valor absoluto, potências, porcentagem e somatório. Traz também os vários tipos de função e as fórmulas para chegar nos limites de um gráfico. Evidencia as regras da derivação e explica o Teorema Fundamental do Cálculo, trazendo a integral definida e a integral indefinida. Além disso, Magda relaciona os modelos matemáticos aos problemas biológicos fornecendo modelos de equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações diferenciais lineares, sistema de equações diferenciais não lineares e modelos compartimentais para doenças infecciosas.

A obra é constituída por uma compilação das notas de aulas geradas pela experiência da autora ministrando a disciplina Matemática para Biocientistas, oferecida para cursos de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, e faz parte da série Apontamentos que tem por objetivo explorar textos de apoio didático a cursos de graduação e pós-graduação. 

Sobre a autora – Magda da Silva Peixoto possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba, está credenciada nos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGECE) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Atua como professora orientadora no Programa de Iniciação Científica da OBMEP e realiza estágio de pós-doutoramento no IMECC-UNICAMP. Atuou como coordenadora do curso de licenciatura em Matemática (UFSCar-Campus Sorocaba) no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2014 e tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática aplicada, Biomatemática e Teoria Fuzzy.

Título: Introdução à Matemática para Ciências Biológicas
Autora: Magda da Silva Peixoto 
Número de páginas: 84           
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 24,00
ISBN: 978-85-7600-414-1 

 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom