Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 12 Coletânea reúne pesquisas sobre ações afirmativas de inclusão na UFSCar

Clientes

Coletânea reúne pesquisas sobre ações afirmativas de inclusão na UFSCar

Dec 11, 2015

Trabalhos foram realizados por estudantes negros, indígenas e egressos de escolas públicas

Ações Afirmativas são medidas adotadas por instituições para corrigir as desigualdades sociais que implicam discursos meritocráticos, aqueles que visam garantir privilégios para alguns em detrimento de outros. Com a maior representação de estudantes oriundos de escolas públicas, negros e indígenas, a Universidade Federal de São Carlos desenvolve para este público o Programa de Ações Afirmativas, cujos resultados podem agora ser conferidos em Ações Afirmativas: perspectivas de pesquisas de estudantes da reserva de vagas, organizado pelos docentes e pesquisadores Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Danilo de Souza Morais, lançamento da EdUFSCar. Trata-se de um compilado de artigos gerados a partir de trabalhos produzidos pela primeira turma da Bolsa de Assistência a Estudantes e Incentivo à Pesquisa (BAIP) da UFSCar e seus orientadores, entre os anos de 2008 e 2010.

Segundo Emília Freitas de Lima, pró-reitora de graduação do período, os 16 artigos constituem “testemunho vivo das contribuições acadêmicas aportadas por esses estudantes, fornecendo, ao mesmo tempo, elementos para a desconstrução de ideias preconcebidas acerca da presença na Universidade de estudantes ocupantes de vagas destinadas às Ações Afirmativas”, explica na apresentação da obra. 

A primeira parte do livro discute o sistema de reservas de vagas, as perspectivas de futuro que pessoas menos favorecidas têm com o ingresso na universidade pública, a integração de ingressantes ao ensino superior, a inserção de alunos de escolas públicas, a identidade étnica de jovens universitários brancos, pardos e pretos. Aborda também a influência da Biblioteca Comunitária da UFSCar sobre esses alunos, a compreensão dos valores universais e a concepção de Foucault sobre as relações de poder. 

A segunda parte tem a intenção de explorar melhor o Brasil e os povos que o constituem, revelando a história das populações indígenas em livros do ensino fundamental, a elaboração de material didático adequado às necessidades informacionais de comunidades indígenas e o registro audiovisual da Dança do Bate-Pau.

A terceira e última parte aborda como as atividades de pesquisa e extensão universitária assinalam diferentes formas de ações afirmativas, recorrendo a jogos e desafios matemáticos, ações afirmativas na saúde e a visão dos profissionais da área acerca de possíveis medidas para maior acessibilidade da população. Finaliza com uma avaliação da possibilidade de emprego de rochagem no assentamento Araras III, São Paulo, e um estudo sobre os Conselhos de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e o trabalho infantil na microrregião de Sorocaba.

Sobre os organizadores – Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é professora emérita da Universidade Federal de São Carlos, professora titular em Ensino-Aprendizagem e Relações Étnico-Raciais, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar, do qual é cofundadora. Atua na qualidade de professora sênior junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. 

Danilo de Souza Morais é sociólogo, mestre em Ciências Sociais e doutorando em Sociologia na UFSCar. É pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UFSCar) e professor formador do curso de aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais, da UFSCar. Atualmente pesquisa instituições participativas e as possibilidades de reconhecimento das diferenças étnico-raciais nos processos participativos. 

Título: Ações Afirmativas: perspectivas de pesquisas de estudantes da reserva de vagas
Organizadores: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Danilo de Souza Morais
Número de páginas: 273
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-7600-415-8

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom