Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 03 EdUFSCar estreia no campo do Jornalismo com lançamento duplo em São Paulo

Clientes

EdUFSCar estreia no campo do Jornalismo com lançamento duplo em São Paulo

Mar 16, 2016

Jornalistas e pesquisadores Mara Rovida e Carlos Sandano lançam livros que abordam o papel do Jornalismo no mundo atual. Evento acontece na Livraria da Vila, do Shopping Higienópolis, na próxima terça-feira, 22 de março, a partir das 17h

A EdUFSCar, atenta às transformações pelas quais passa o campo da Comunicação em um mundo globalizado e digital, quer ampliar este debate com dois lançamentos focados nos desafios e caminhos do Jornalismo na atualidade. Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano, de Mara Ferreira Rovida, e Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado, de Carlos Sandano, têm em comum a mesma preocupação com o diálogo social em uma sociedade cada vez mais dividida.

Trabalhos originados em um mesmo grupo de pesquisa, coordenado pela professora Cremilda Medina na ECA/USP, incorporam os já clássicos conceitos desta pesquisadora, como narrativas da contemporaneidade e o signo da relação, para levar adiante a reflexão da responsabilidade social do jornalista e seu papel no mundo atual. Aplicando com rigor os métodos e teorias da Comunicação Social, ambos também navegam pelos campos da Sociologia, Antropologia, Linguística e Filosofia.

Em Jornalismo em trânsito (254 páginas, R$ 36), Mara realiza um mergulho empírico no trânsito de São Paulo para pensar o Jornalismo como um espaço de encontro das diversidades, trafega entre a Sociologia e a reflexão sobre a prática jornalística em busca do diálogo social solidário. Descobre então que o caótico cenário do trânsito de São Paulo é igualmente um lugar de encontros, muitas vezes forçados e violentos, mas também de empatia e cumplicidade.

Já em Para além do código digital (190 páginas, R$ 38), Sandano revê criticamente os valores tradicionais do Jornalismo, como a imparcialidade e a objetividade, para em seguida pensar o lugar e os sentidos dessa prática diante dos fluxos digitais de informação. Afirma então que o jornalista se torna necessário quando amplia as narrativas humanas e cria um espaço público onde possa existir o diálogo, atividade destinada a profissionais intelectualmente bem-formados e eticamente responsáveis.

Mara Ferreira RovidaMara Ferreira Rovida é doutora em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e jornalista. Atualmente, faz parte do corpo docente das Faculdades Integradas Rio Branco, onde leciona disciplinas teóricas e laboratoriais no curso de jornalismo. É membro do grupo de pesquisa do CNPq Comunicação e Sociedade do Espetáculo e é autora de artigos publicados em periódicos de referência na área de Comunicação e de Ciências Sociais. 

carlosCarlos Sandano é jornalista profissional desde 1992, quando se graduou na Faculdade Cásper Líbero. Desempenhou funções de repórter, crítico de música, resenhista e editor-chefe em jornais e revistas como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Áudio NewsVídeo News, CD-ROM Today, Classic CD e Computer Gaming World, além de ter trabalhado no desenvolvimento de projetos informativos na Internet, nas editoras Quark, Abril e TV Senac. Mestre em Integração da América Latina e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, atualmente é docente no curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie e diretor de conteúdo da Pluricom Comunicação Integrada.

Lançamentos em São Paulo
Data: Terça-feira, 22 de março de 2016, das 17h às 21h
Local: Livraria da Vila do Shopping Higienópolis
Avenida Higienópolis, 618 | Piso Pacaembu | São Paulo (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom