Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 03 Especialistas mostram caminhos para a educação bilíngue de surdos

Clientes

Especialistas mostram caminhos para a educação bilíngue de surdos

Mar 21, 2016

A educação de surdos tem sido um desafio para escolas de todo Brasil. Embora exista uma lei que oficialize a Língua Brasileira de Sinais (Libras) há mais de dez anos, o ensino passa por uma fase de adaptação e, devido a problemas estruturais ou de gestão, essa lacuna entre os ideais dos documentos legais e a realidade ainda está aberta. É o que mostram as especialistas e atuantes na área da surdez Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lara Ferreira dos Santos e Vanessa Regina de Oliveira Martins, organizadoras da obra ‘Escola e diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos’, lançamento da EdUFSCar, com apoio da Fapesp.

Retratando a experiência de um programa de educação inclusiva bilíngue para surdos em um município no interior do Estado de São Paulo, a obra é mais do que uma coletânea de relatos investigativos. É o resultado de uma de pesquisa realizada entre 2008 e 2013, criada e coordenada por Cristina Lacerda, que busca evidenciar o árduo caminho percorrido para se criar alternativas, implementar e realizar pesquisas no âmbito escolar que na atualidade conta com uma abordagem social inclusiva.

Dividida em quatro partes, as organizadoras fazem uma contextualização do projeto, destacando os desafios de gestão e pressupostos de práticas de um trabalho inclusivo que conta com a Libras como língua de instrução. Apresentam algumas práticas de educação bilíngue em níveis de escolarização distintos, com exemplos de ações voltadas à constituição do espaço de atuação de educadores surdos, bem como dos intérpretes educacionais ouvintes. Encerram com um detalhado estudo sobre o ensino de português como segunda língua para surdos no ensino fundamental em que a Libras tem seu papel preservado nas interações pedagógicas.

"Procuramos, neste livro, detalhar aspectos da intervenção e pesquisa realizada que foi balizada pelos seguintes objetivos: criar escolas preparadas para o atendimento de alunos surdos na Educação Básica, de acordo com o Decreto 5.626/2005, e buscar resultados satisfatórios de escolarização para alunos surdos incorporando a Libras ao espaço escolar, repensando metodologias e desenvolvendo didáticas apropriadas para estes alunos", explicam as especialistas.

Sobre as organizadoras – Cristina Broglia Feitosa de Lacerda é professora graduada em Fonoaudiologia pela USP, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e coordena o Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de Campinas. 

Lara Ferreira dos Santos é professora da UFSCar, graduada em Fonoaudiologia pela Unimep, mestre em Educação também pela Unimep e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e atua como assessora do Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de ensino de Campinas. 

Vanessa Regina de Oliveira Martins é graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Puccamp, mestre e doutora em Educação pela Unicamp. Atualmente é professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa do Departamento de Psicologia da UFSCar e coordenadora do Grupo de Estudos Discursivos em Língua de Sinais (GEDiLS).

Título: Escola e diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos
Organizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lara Ferreira dos Santos e Vanessa Regina de Oliveira Martins
Número de páginas: 241
Formato: 16 x 23 cm
Preço de lançamento: de R$ 39,00 por R$ 31,20
ISBN: 978-85-7600-423-3

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom