Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 04 Giovana Escobal e Celso Goyos lançam 'Trabalho de indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual' em São Carlos

Clientes

Giovana Escobal e Celso Goyos lançam 'Trabalho de indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual' em São Carlos

Apr 08, 2016

Sessão de autógrafos acontece na sexta-feira, 15 de abril, às 19h, na Livraria Cia. dos Livros do Shopping Iguatemi São Carlos

Analfabetismo, baixa autoestima, dificuldades de comunicação, ausência ou instabilidade de relacionamentos sociais, falta de repertório básico para o trabalho, problemas de locomoção, distúrbios físicos e de saúde, comportamentos aberrantes. São essas algumas das características que marcam pessoas com séria deficiência intelectual, quando se encerram os esforços acadêmicos e elas devem ser encaminhadas para o trabalho, por volta dos 14 aos 18 anos. Geralmente diagnosticadas tardiamente, enfrentam uma série de barreiras para ter acesso a serviços especializados durante a infância. A probabilidade de sua inclusão no mercado acaba, portanto, sendo baixíssima. Para ajudar a reverter esse quadro, os pesquisadores e doutores em Psicologia Giovana Escobal e Celso Goyos lançamTrabalho de indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual: contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Processo de Tomada de Decisão, pela EdUFSCar.

O livro trata da questão do trabalho de indivíduos com atraso intelectual, mas sob o ponto de vista da Análise do Comportamento. Mais especificamente, como as técnicas e os procedimentos desta abordagem podem ser aplicados para o entendimento dessa complexa questão e o encaminhamento de possíveis soluções. 

Segundo Thomas S. Higbee, professor de educação especial da Universidade Estadual de Utah, nos Estados Unidos, "os autores descrevem estratégias específicas, tais como o uso de avaliações de preferência, que podem ser usadas para ajudar adultos com deficiências intelectuais severas, incluindo aqueles que não se comunicam vocalmente, a tomar decisões relacionadas ao trabalho e atividades de lazer que facilitarão uma vida feliz e produtiva". 

Em quatro capítulos, eles apontam algumas contribuições da Análise do Comportamento para a área de tomada de decisão; apresentam a metodologia de pesquisa com dados, como quem participou das pesquisas, onde ela foi realizada, quais recursos materiais foram utilizados e como foram desenvolvidos os procedimentos. Apresentam também o desempenho dos participantes nos pré-requisitos, no trabalho e nos processos de tomada de decisão com ressalvas importantes a partir dos resultados da pesquisa e de informações da literatura.

 As pesquisas têm se expandido para o ensino de habilidades mais complexas, que tratam do funcionamento cognitivo de alto nível dessas pessoas e que visam possibilitar a elas maior cidadania e dignidade, contribuindo para a melhor compreensão e viabilização do paradigma de inclusão. Vale ressaltar que não se trata de uma obra de “autoajuda” nem de “como fazer”, mas mostra caminhos, tanto para pais como para estudiosos do assunto, a respeito de como uma complexa questão pode ser organizada e investigada.

Sobre os autores – Giovana Escobal é formada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar e pós-doutorado em Psicologia. Exerce a função de vice-coordenadora do Instituto LAHMIEI-Autismo. 

Celso Goyos é formado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em Psychology Applied Behavior Analysis na Western Michigan University, doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorados na Bangor University – Reino Unido, Universidade de Kansas e na Universidade da Califórnia – San Diego. 

Ambos atuam como professores-associados do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de São Carlos e são coordenadores do curso de pós-graduação Lato Sensu Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: Avanços no Tratamento e Pesquisa da UFSCar.

Título: Trabalho de indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual: contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Processo de Tomada de Decisão
Autores: Giovana Escobal e Celso Goyos
Número de páginas: 212
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-410-3

Lançamento em São Carlos
Data: 15 de abril, às 19h
LocalLivraria Cia. dos Livros – Shopping Iguatemi São Carlos
Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, LJ.3 - Shopping Iguatemi - São Carlos (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom