Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 05 Especialistas discutem os contornos da terapia ocupacional social

Clientes

Especialistas discutem os contornos da terapia ocupacional social

May 03, 2016

Atualmente, o conhecimento para orientar e desenvolver a terapia ocupacional social pode ser facilmente perdido, já que a pesquisa nesta área tende a enfatizar o método clinicamente financiado e baseado em evidências. Desde 2015, com o primeiro programa de doutorado específico do campo na América Latina, houve uma capacitação no ensino e na pesquisa dos estudos próprios da terapia ocupacional social. É essa transição entre a geração que institucionalizou a profissão e sua formação no Brasil que as organizadoras Roseli Esquerdo Lopes e Ana Paula Serrata Melfitano apresentam em Terapia ocupacional social: desenhos teóricos e contornos práticos, lançamento da EdUFSCar.

Os 23 textos de 20 diferentes autores evidenciam a relevância social das grandes questões da vida e as ações práticas de terapia ocupacional. Na seção I, Entornos conceituais: cores e texturas, os 13 ensaios transitam por distintas percepções teóricas e formulações práticas, ilustram a pluralidade temática e epistemológica que atualmente caracterizam os estudos nesse campo e discutem conceitos fundamentais para a ação profissional. Na Seção II, Traçados e cenários, a intenção foi apresentar temas contemporâneos que têm interpelado a terapia ocupacional social, relatando diferentes experiências de ação profissional, ensino e pesquisa e debatendo a relevância social, o conhecimento acadêmico e a atuação terapêutico-ocupacional.

Os leitores encontrarão desenhos teóricos e contornos práticos que respondem ao ambiente e às realidades da vida cotidiana descritos em temas como juventude pobre, trabalho territorial, escola pública, o Estatuto da Criança e do Adolescente, juventude e conflitos com a lei, drogas, gênero e sexualidade. "Em minha opinião, os autores de Terapia Ocupacional Social estão capturando não só a história, mas também o potencial inexplorado e o futuro para terapeutas ocupacionais fora dos sistemas biomédicos", afirma Elizabeth Townsend, professora emérita da Dalhousie University, Nova Escócia, Canadá, que assina o prefácio da obra.

Sobre as organizadoras  Roseli Esquerdo Lopes é terapeuta ocupacional pela USP, mestre em Educação pela UFSCar e doutora em Educação pela Unicamp. Atua como professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da UFSCar. Ana Paula Serrata Malfitanoé terapeuta ocupacional pela UFSCar, mestre em Educação pela Unicamp e doutora em Saúde Pública pela USP. Atua como professora-adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Título: Terapia ocupacional social: desenhos teóricos e contornos práticos
Organizadoras: Roseli Esquerdo Lopes e Ana Paula Serrata Melfitano
Número de páginas: 374
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 47,00
ISBN: 978-85-7600-424-0

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom