Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 05 Socióloga analisa as fábricas recuperadas no Brasil

Clientes

Socióloga analisa as fábricas recuperadas no Brasil

May 19, 2016

As crises financeiras sucedidas no final dos anos 1990 provocaram mudanças no quadro da economia brasileira. Muitas empresas faliram, aumentando assim a taxa de desemprego e levando à flexibilização das relações de trabalho. Nesse cenário, surgem as primeiras fábricas recuperadas no país, em geral, estruturadas como cooperativas e sob o lema da autogestão.

Para discutir de que maneira esta proposta se efetivou, passados mais de 20 anos desde o surgimento das primeiras experiências de administração direta no país, Aline Suelen Pires lança As fábricas recuperadas no Brasil: o desafio da autogestão, pela EdUFSCar.

A obra retorna a alguns desses empreendimentos e traça um panorama geral da atual situação das fábricas recuperadas no Brasil desde que grupos de trabalhadores começaram a se organizar, com a ajuda de alguns sindicados e instituições de apoio, na proposta de assumir o controle das instituições em falência, preservando seus postos de trabalho.

Em cinco capítulos são definidos os conceitos de "cooperativismo", "autogestão" e "economia solidária", focando especificamente em suas origens, retomadas e sentidos. A autora articula a relação entre as fábricas recuperadas e os sindicatos, apresentando as principais entidades de apoio a essas experiências e o atual contexto com a nova lei de falências. Analisa três empreendimentos que tiveram seus processos de recuperação apoiados pela Anteag (Associação Nacional dos Trabalhadores e Empresas de Autogestão), cinco recuperados e apoiados pela Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e um caso que não se vinculou a nenhuma dessas entidades de apoio, mas, através do Movimento das Fábricas Ocupadas, lutou por sua estatização. Também examina a situação internacional das fábricas recuperadas e da economia solidária com estudos de casos.

"Só assim é possível avançar no sentido de pensar qual é o futuro que podemos esperar para esses negócios e, de uma maneira mais geral, quais são os limites e possibilidades existentes para o conjunto de empreendimentos cooperados no país", declara Aline na apresentação do livro.

Sobre a autora – Aline Suelen Pires é doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos e bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na área de Sociologia do Trabalho também na UFSCar. Atualmente é professora-adjunta do Departamento de Sociologia e participante do Grupo de Estudos Trabalho e Mobilidades na UFSCar. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia do Trabalho, principalmente nos seguintes temas: flexibilização do trabalho, cooperativismo e economia solidária, juventude e trabalho dos profissionais de Tecnologia da Informação.

Título: As fábricas recuperadas no Brasil: o desafio da autogestão
Autora: Aline Suelen Pires
Número de páginas: 241
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-428-8

Mais informações sobre os livros da EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom