Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 06 UFSCar compartilha sua experiência em economia solidária

Clientes

UFSCar compartilha sua experiência em economia solidária

Jun 28, 2016

A busca igualitária pelo desenvolvimento humano nunca esteve tão associada a um sistema econômico como está a economia solidária. Esse tipo de gestão preconiza uma sociedade mais justa, com foco no indivíduo, não no capital. Para promover a economia solidária, aliando produção de conhecimento, intervenção na comunidade e formação de estudantes e profissionais, a Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos (Incoop) partilha sua experiência, desde sua constituição e funcionamento, na obra 'Economia solidária: a experiência da UFSCar em uma década de ensino, pesquisa e extensão', lançamento da EdUFSCar, organizada por Ana Lucia Cortegoso, Henrique Mesquita Pompermaier, Marco Aurélio Maia Barbosa de Oliveira Filho e Tatiane Marina de Godoy.

Originada como marco dos 10 anos de existência e atuação da Incoop, a obra compartilha as transformações pelas quais este trabalho foi passando ao longo do tempo e conta também um pouco da história da própria UFSCar. “A organização dos capítulos nos mostra a permanência de um compromisso com a intervenção voltada à construção, em conjunto com diferentes atores sociais, de uma sociedade mais justa e igualitária, e indissociável dos esforços de formação de pessoas e de produção de conhecimento excelente academicamente e relevante socialmente”, aponta o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, no prefácio do livro.

Os autores apresentam a inserção da Incoop no contexto da economia solidária para além da UFSCar e sua atuação na assessoria para a comunidade criar, implantar e consolidar empreendimentos econômicos solidários em um contexto hostil a qualquer iniciativa que questione princípios geradores da desigualdade social. Abordam as atividades da equipe que contribuíram para garantir seu reconhecimento como uma unidade especial de ensino, pesquisa e extensão, que levaram à criação do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) como parte constituinte da UFSCar. Falam da experiência que marcou a atuação da equipe, a partir de 2007, e das condições e dos conceitos para a formulação e implementação de políticas públicas para a economia solidária. As tecnologias para atender às necessidades de empreendimento e as iniciativas de economia solidária são destacadas, bem como a experiência com as finanças na área.

Exemplos específicos que ajudam a compreender profundamente tanto os conceitos trabalhados quanto os desafios cotidianos enfrentados ao longo de toda a trajetória relatada estão sempre presentes na obra, que, segundo o reitor da UFSCar, “é, sem dúvida, material rico para que concretizemos esse novo lugar [...] em prol da democratização de variados espaços da sociedade”.

Sobre os organizadores – Ana Lucia Cortegoso é graduada em Psicologia, com mestrado em Educação Especial e doutorado em Psicologia da Educação. Aposentada pela Universidade Federal de São Carlos, atualmente é professora sênior desta universidade, vinculada ao NuMI-EcoSol e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Henrique Mesquita Pompermaier possui graduação e mestrado em Psicologia. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Marco Aurélio Maia Barbosa de Oliveira Filho possui título de Mestre em Sociologia. Graduado em Ciências Sociais, tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho. Atualmente trabalha como coordenador técnico de projetos no NuMI-EcoSol. Tatiane Marina Pinto de Godoy é mestre e doutora em Geografia, fez pós-doutorado no NuMI-EcoSol. Dedica-se às pesquisas sobre a relação entre a Economia Solidária e a produção social do espaço urbano, e mais recentemente dedica-se à pesquisa sobre a relação entre a precarização do trabalho e a urbanização.

Título: Economia solidária: a experiência da UFSCar em uma década de ensino, pesquisa e extensão
Organizadores: Ana Lucia Cortegoso, Henrique Mesquita Pompermaier, Marco Aurélio Maia Barbosa de Oliveira Filho e Tatiane Marina Pinto de Godoy
Número de páginas: 311
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 44,00
ISBN: 978-85-7600-432-5

Mais informações sobre a EdUFSCar estão disponíveis no site: www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom