Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 06 Wu Hong Kwong lança 'Resolvendo problemas de engenharia química com software livre Scilab' em São Carlos

Clientes

Wu Hong Kwong lança 'Resolvendo problemas de engenharia química com software livre Scilab' em São Carlos

Jun 06, 2016

Sessão de autógrafos acontece na próxima terça-feira, 7 de junho, às 15h, na Livraria EdUFSCar

Os computadores têm assumido um papel importante nas salas de aula. Com custos reduzidos e melhor desempenho, sua difusão passou a ser favorável para diversas disciplinas dos cursos de engenharia, das quais é cada vez mais comum o uso de softwares de computação numérica e simulação. Porém, o alto custo de aquisição e manutenção desses pacotes computacionais proprietários vem motivando a ampliação do uso acadêmico de softwares livres, como o de cálculo numérico Scilab. Para auxiliar, de forma introdutória, o entendimento dessa plataforma é que o engenheiro químico Wu Hong Kwong lança, pela EdUFSCar, Resolvendo problemas de engenharia química com software livre Scilab.

Com 13 capítulos, originados a partir da experiência do autor com as atividades de Modelagem e Simulação com Software Livre do Grupo PET-EQ da UFSCar em 2011, o livro é dividido em duas partes. A primeira apresenta uma introdução ao Scilab e aos principais comandos utilizados na resolução de problemas numéricos. São evidenciados os dados manipulados pelo software, os polinômios, os programas e os gráficos criados e suas duas funções mais úteis que resolvem equações algébricas e equações diferenciais. Já na segunda parte, são resolvidos problemas encontrados na engenharia química, divididos nos campos de termodinâmica, balanços de massa e de energia, fenômenos de transporte, cálculo de reatores e operações unitárias, finalizando com otimização e controle de processos.

O Scilab faz todas as operações baseadas em vetores e matrizes, assim como outros esquemas matemáticos que se baseiam em programas-fonte desenvolvidos em linguagem de programação, que permanecem ocultos durante seu uso e muitas vezes não são abertos. Fundamentam-se em um tipo de área da matemática, simplificadamente algébrica ou da álgebra linear. Por isso, segundo Wu Hong Kwong, muitos dos programas Scilab expostos ao longo do livro são acompanhados de comentários, de forma a fazer com que o leitor possa seguir cada passo com facilidade. "Assim, aqueles que não estiverem familiarizados com o programa vão achar o livro muito útil para a obtenção de soluções de problemas de engenharia usando o pacote Scilab", conclui o autor.

Sobre o autor – Wu Hong Kwong é formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Em 1979, ingressou no corpo docente do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos. Simultaneamente, iniciou o seu mestrado na EPUSP e o concluiu em 1985. No segundo semestre de 1987, iniciou o seu doutorado na EPUSP e o concluiu em 1992. A partir de 1992, passou a integrar o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSCar. Em 2009, iniciou as suas atividades como tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Química da UFSCar (PET-EQ). Escreveu vários apontamentos publicados pela EdUFSCar.

TítuloResolvendo problemas de engenharia química com software livre Scilab
Autor: Wu Hong Kwong
Número de páginas: 667
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 89,00
ISBN: 978-85-7600-425-7

Lançamento em São Carlos
Data: 7 de junho, às 15h
Local: Local: Livraria EdUFSCar - Área norte
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - São Carlos (SP)

Mais informações sobre a EdUFSCar estão disponíveis no site: www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom