Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 07 Coleção UAB lança novos títulos na área de Pedagogia

Clientes

Coleção UAB lança novos títulos na área de Pedagogia

Jul 04, 2016

A EdUFSCar lança mais três títulos pela coleção UAB, que tem por objetivo apoiar os processos de aprendizagem nos cursos a distância vinculados à Universidade Aberta do Brasil.

Como a educação a distância tem por objetivo o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem buscando uma interação entre professor e aluno que não ocorre mediante o contato físico e espacial, mas por meio de tecnologias de informação e comunicação, Estágio supervisionado do curso de Pedagogia a distância, das autoras Maria Iolanda Monteiro e Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, trata da formação docente na educação a distância para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 

As especialistas abordam questões sobre a organização do estágio do curso de Pedagogia UAB-UFSCar, no contexto da educação a distância, indicando seus objetivos, ancorados na perspectiva do desenvolvimento do professor reflexivo. São caracterizadas na obra a proposta curricular e metodológica do estágio supervisionado e a dinâmica de atuação da equipe responsável pelo estágio. Como uma importante atividade do estágio é a regência de aulas, são desenvolvidos aspectos do planejamento do trabalho docente e das orientações gerais para a inserção do aluno na escola.

Já no livro Em busca do conhecimento em educação: fundamentos do trabalho acadêmico-científico, Adriana Fernandes Coimbra Marigo e Fabiana Marini Braga pretendem oferecer a estudantes de Pedagogia alguns elementos básicos para a elaboração de seus trabalhos acadêmico-científicos. Baseadas na literatura educacional e nas contribuições da Metodologia Científica, elas recorrem também às áreas de conhecimento afins com a educação, como a filosofia e a sociologia. Partindo dos conceitos de sujeito e de realidade que convergem para as teorias e métodos de pesquisa educacional, a obra possibilita os primeiros passos em direção à formação profissional e à iniciação científica. Sua ênfase recai na preparação para os estudos relacionados aos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso).

E, em A Educação infantil em perspectiva, resultado dos encontros de várias pesquisadoras do campo da Educação Infantil, inspiradas por múltiplos aportes teóricos, a organizadora Aline Sommerhalder se alicerça na compreensão das crianças como sujeitos para tratar dos fazeres docentes da Educação Infantil. Com discussões atuais sobre especificidades e fundamentos do ensino, a obra abrange conceitos de educar, cuidar e brincar, as propostas pedagógicas, o planejamento das práticas educativas, as múltiplas linguagens e os processos de documentação e avaliação, bem como as identidades dos docentes que atuam nas creches e pré-escolas.  

Sobre as autoras/organizadoras – Maria Iolanda Monteiro é pedagoga, mestre em Educação Escolar e doutora em Educação. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora do curso de Pedagogia a distância da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, educação a distância e formação inicial e continuada de educadores da Educação Básica.

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira é licenciada em Letras e em Pedagogia. Mestre e doutora em Educação, é professora associada da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando, principalmente, nos seguintes temas: concepção sobre a docência, Ensino Fundamental, concepção dos alunos e aprendizagem profissional.

Adriana Fernandes Coimbra Marigo é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e membro efetivo do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar). Possui graduação e Licenciatura Plena em Psicologia e Licenciatura Plena em Pedagogia. É mestre em Educação e atua como docente no curso de Pedagogia a distância da UAB/UFSCar. No NIASE, desenvolve atividades relacionadas à formação em educação de crianças, jovens e pessoas adultas em diferentes âmbitos de ensino. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: Comunidades de Aprendizagem, Aprendizagem Dialógica, processos de ensino e aprendizagem, metodologia comunicativo-crítica, democratização do conhecimento escolar e Tertúlias Dialógicas.

Fabiana Marini Braga é professora adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos e vice-coordenadora do NIASE. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia e mestrado e doutorado em Educação, todos pela UFSCar. Atua na Licenciatura em Pedagogia (presencial e a distância) nas disciplinas de Estágio Supervisionados e Práticas de Ensino. Dedica-se, principalmente, aos seguintes temas: Comunidades de Aprendizagem, Aprendizagem Dialógica, processos de ensino e aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação a Distância (EaD) e democratização do conhecimento escolar.

Aline Sommerhalder é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da referida Universidade, atuando nos cursos de Pedagogia nas áreas de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Doutora em Educação Escolar, mestre e pedagoga. Articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores para a Educação Básica e Práticas Educativas, contemplando, principalmente, os seguintes temas: Ludicidade, Educação Infantil e Ensino Fundamental e Processos de Ensino e Aprendizagem de Crianças. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Processos Educativos de Crianças/CNPq.

Mais informações sobre os livros da EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom