Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 07 Guia prático orienta como monitorar a poluição em seus diversos meios

Clientes

Guia prático orienta como monitorar a poluição em seus diversos meios

Jul 12, 2016

Um bom monitoramento ambiental caracteriza-se pela realização de observações e medições para avaliar o estado do meio ambiente. Os detalhes revelados ajudarão a compor o resultado final do processo que se alicerça sempre em bases legais, características ambientais (propriedades espaciais, temporais ou representativas) e qualidade analítica requerida (precisão e exatidão, limites de detecção e unidades de medida)

Elaborado com o principal objetivo de servir como guia de estudos simplificado, mas com características abrangentes, a EdUFSCar acaba de lançar, pela Coleção UAB-UFSCar, na área de Engenharia Ambiental, o título Monitoramento e caracterização ambiental, de Simone Andréa Pozza e Carmenlucia Santos Giordano Penteado.

Envolvendo conceitos de instrumentação, técnicas analíticas, amostragens, descrições necessárias para um adequado monitoramento dos diversos meios, como do ar, águas e solos, bem como de outras formas de poluição como a radioativa e aquelas provocadas por ondas (vibração e som), a obra traz cinco unidades explicativas. A primeira unidade introduz o tema de forma clara e objetiva, apresentando a disciplina, as bases legais, os objetivos do monitoramento, a conceituação do tema, cas características ambientais e a qualidade analítica requerida. A segunda visa mostrar os principais pontos de interesse e os tipos de monitoramento para o meio hídrico (águas superficiais) e o índice de qualidade de águas.

A seguinte refere-se aos aspectos relacionados ao monitoramento da qualidade do solo e das águas subterrâneas, mostrando que um contaminante presente no solo pode alcançar o nível freático e comprometer ambos os meios. A quarta trabalha os principais conceitos de poluentes no meio atmosférico e as formas de coletar e identificar essas partículas e gases/vapores, apresentando alguns equipamentos disponíveis no mercado e suas principais características. O material encerra com foco em outros tipos de poluição passíveis de monitoramento, como ruídos, vibrações e radiações, que podem, muitas vezes, agir sozinhas ou simultaneamente a outras problemáticas ambientais.

Sobre as autoras Simone Andréa Pozza é engenheira química graduada pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Claretiano e doutora em Engenharia Química também pela UFSCar. Desenvolveu pós-doutorado no DEQ-UFSCar, estudando a formação de nanoaerossóis. Atualmente, é professora doutora na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Carmenlucia Santos Giordano Penteado é engenheira química graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Engenharia Química pela UFSCar e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). É professora da Faculdade da Tecnologia da Unicamp, no curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental. Na pós-graduação, é responsável pela disciplina "Gerenciamento de resíduos" e desenvolve pesquisas na área de gerenciamento de resíduos sólidos, produção mais limpa e gestão ambiental.

Título: Monitoramento e caracterização ambiental
Autoras: Simone Andréa Pozza e Carmenlucia Santos Giordano Penteado
Número de páginas: 101
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-400-4

Mais informações sobre os livros da EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom