Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 10 EdUFSCar emplaca dois títulos de jornalismo entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2016

Clientes

EdUFSCar emplaca dois títulos de jornalismo entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2016

Oct 25, 2016

Os organizadores do Prêmio Jabuti anunciaram em 21 de outubro a relação dos dez títulos finalistas em cada uma de suas 27 categorias. Entre eles, "Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado", e "Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano", da Editora da Universidade Federal de São Carlos.

Os livros Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado, do jornalista e pesquisador Carlos Sandano, e Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano, da também jornalista e pesquisadora Mara Ferreira Rovida, são finalistas do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Comunicação, conforme apurado no último dia 21 de outubro pela Câmara Brasileira do Livro. A próxima etapa acontece no dia 11 de novembro, quando será divulgada a escolha dos três ganhadores de cada categoria.

Trabalhos originados em um mesmo grupo de pesquisa, coordenado pela professora Cremilda Medina na ECA/USP, incorporam os já clássicos conceitos desta pesquisadora, como narrativas da contemporaneidade e o signo da relação, para levar adiante a reflexão da responsabilidade social do jornalista e seu papel no mundo atual. Aplicando com rigor os métodos e teorias da Comunicação Social, ambos também navegam pelos campos da Sociologia, Antropologia, Linguística e Filosofia.

Em Para além do código digital (190 páginas, R$ 38), Sandano revê criticamente os valores tradicionais do Jornalismo, como a imparcialidade e a objetividade, para em seguida pensar o lugar e os sentidos dessa prática diante dos fluxos digitais de informação. Afirma então que o jornalista se torna necessário quando amplia as narrativas humanas e cria um espaço público onde possa existir o diálogo, atividade destinada a profissionais intelectualmente bem-formados e eticamente responsáveis.

Já em Jornalismo em trânsito (254 páginas, R$ 36), Mara realiza um mergulho empírico no trânsito de São Paulo para pensar o Jornalismo como um espaço de encontro das diversidades, trafega entre a Sociologia e a reflexão sobre a prática jornalística em busca do diálogo social solidário. Descobre então que o caótico cenário do trânsito de São Paulo é igualmente um lugar de encontros, muitas vezes forçados e violentos, mas também de empatia e cumplicidade.

Logo Jabuti cortadoCriado em 1958, o Jabuti é o prêmio do livro mais tradicional no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na cadeia editorial.

Mais informações sobre o Prêmio Jabuti 2016 estão disponíveis no site: premiojabuti.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom