Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 10 Profissionais em Educação Física compartilham experiências em motricidade humana

Clientes

Profissionais em Educação Física compartilham experiências em motricidade humana

Oct 04, 2016

O movimento está presente em diversas coisas. Uma folha de papel ao vento, por exemplo, executa uma movimentação distinta da de uma pessoa. Por isso, quando se trata de motricidade humana o que temos é ação. O novo título da série Apontamentos, organizado por Luiz Gonçalves Junior, é fruto de um trabalho instigado por questionamentos de estudantes e profissionais, inquietos em superar a lógica cartesiana do ensinar da Educação Física visando a episteme do educar e educar-se da Motricidade. Após longo percurso envolvendo diálogos críticos acerca de experiências pessoais-profissionais de colegas de diferentes universidades e países, a EdUFSCar apresenta 'Motricidade: experiências de educar e educar-se', convidando à leitura e também a novos questionamentos, reflexões, críticas e práxis.

Os capítulos localizam e situam os processos de construção da motricidade em uma perspectiva educativa e, portanto, política, daquilo que sucede dentro da escola como uma alternativa coerente para a até então denominada Educação Física. Trazem experiências e projetos que abrem uma nova "experiência de ensino" com uma dinâmica de comunicação mais próxima à compreensão dos jovens. Identificam as perguntas, tensões e, por consequência, as limitações da motricidade escolar para construir assim uma atividade prática dialógica. Falam da concepção do profissional em Educação Física e introduzem o leitor em manifestações da etnomotricidade africana, especificamente de danças de Moçambique e suas correspondências culturais com o Brasil, não apenas do ponto de vista técnico ou coreográfico, mas também como manifestações individuais e sociopolíticas que se expressam na ação de dançar. Encerram com as possibilidades de vivências em atividades diversificadas de lazer.

O desafio, segundo Sergio Alejandro Toro-Arévalo, Ph.D. na Universidad Austral de Chile, que assina o prefácio da obra, é "continuar construindo experiências e perspectivas que, desde a complexidade da vida, nos permitam desenvolver novas formas de existência congruentes com a vida em todas suas formas, com liberdade e responsabilidade de habitar e constituir um mundo que precisa hoje, mais do que nunca, de respeito, equidade, diálogo e ética".

Sobre o organizador – Luiz Gonçalves Junior é licenciado em Educação Física pela Unesp – Rio Claro, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutor em Ciências Sociais pela mesma universidade, pós-doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente é professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, bem como investigador convidado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. 

Título: Motricidade: experiências de educar e educar-se
Organizador: Luiz Gonçalves Junior
Número de páginas: 138
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-437-0

Mais informações sobre os livros da EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom