Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 07 Aquário estimula estudo sobre os seres vivos

Clientes

Aquário estimula estudo sobre os seres vivos

Jul 18, 2014

Estudantes da Escola Santi aprendem na prática sobre nutrição, reprodução e interdependência dos peixes

Para enriquecer a aprendizagem sobre seres vivos, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Santi preparam um aquário para receber pequenos peixes, que são acompanhados, observados e cuidados por elas durante todo o estudo. Dessa forma, eles se envolvem diretamente no processo e acompanham na prática as questões que estão sendo trabalhadas nos livros.

De acordo com a professora Renata Melara, a base do estudo é o livro didático, utilizado como roteiro. “Nele encontramos tudo o que é preciso para montar e cuidar de um aquário, desde os materiais necessários e procedimentos para sua preparação, até os cuidados necessários com os peixes”, explica. “Os alunos ficam responsáveis pela alimentação diária dos peixes e conservação dos aquários.”

Como a base da metodologia científica é a investigação, as aulas contam com atividades e experimentos que oferecem condições para que as crianças observem, formulem hipóteses, resolvam situações-problema, desenvolvam experimentações e produzam registros, gerando um aprendizado consistente. “As crianças acompanham por meio da observação durante um semestre”, conta Renata.

Durante este estudo, os alunos conhecem sobre nutrição, reprodução e interdependência entre os seres vivos por meio da observação, discussão e atividades diversas elaboradas pelos professores. “Com o aquário podemos conversar sobre a diferença entre macho/fêmea, locomoção, reprodução, alimentação e crescimento dos filhotes, ou seja, características dos seres vivos”, diz a educadora do 1ª ano. Dessa forma, as crianças aprendem sobre a diversidade dos seres e suas relações com o local onde vivem, refletindo sobre a interferência que os fatores ambientais podem ter na manutenção da vida.

 

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom