Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 08 Tutoriais auxiliam pessoas na internet e na língua portuguesa

Clientes

Tutoriais auxiliam pessoas na internet e na língua portuguesa

Aug 29, 2014

Estudantes da Escola Santi elaboram e editam vídeos instrucionais sobre os mais variados temas , enquanto praticam o gênero injuntivo

Você pode nunca ter ouvido falar do “gênero injuntivo”, mas certamente já entrou em contato com ele. As receitas que são comumente apresentadas em programas de TV, por exemplo, são os mais conhecidos representantes deste gênero linguístico, que está presente em várias outras áreas da vida: manuais de instruções, bulas, dicas para falar bem e se vestir bem, entre outros. Ou seja, tudo que visa orientar como fazer algo.

Os alunos do 8° ano da Escola Santi aprendem a utilizar com propriedade este modo de comunicação por meio do programa Como fazer na era da internet, um estudo que proporciona o aprendizado de modo prático, pois mobiliza no aluno capacidades de hierarquizar ideias, trabalhar em tópicos, desenvolver sequências textuais, pensar a progressão temática e aperfeiçoar o uso do modo verbal imperativo. O resultado é a produção pelos alunos de um vídeo para ser disponibilizado na web, com instruções sobre temas variados.

De acordo com Alex Nogueira, professor de Língua Portuguesa responsável pela atividade, muito comum em escolas públicas dos Estados Unidos, ela ajuda os estudantes a exercitarem e entenderem melhor as ideias centrais contidas no texto. “Quanto à edição, acabam por exercer uma parte mais técnica na qual planejam o uso da ferramenta para fazer o tutorial”, afirma o educador. 

Uma situação curiosa ocorreu durante o projeto: ao se verem em dificuldades para fazer a edição dos vídeos, os alunos resolveram a questão facilmente, por meio de um tutorial, que explica com exatidão o que eles precisavam saber, reiterando-nos de forma prática a importância de se trabalhar esse gênero.

Segundo Nogueira, há uma liberdade para a escolha dos temas abordados, desde que não exista repetição entre os grupos, sendo os mais comuns relacionados a esporte, beleza, receitas culinárias e dicas de autoajuda. 

Todos os vídeos contam com legendas para ajudar no seu entendimento pelo espectador e para o estudante treinar essa forma textual. Os tutoriais possuem no máximo dez minutos de duração. “Se alguma coisa está demorando muito, como uma manobra de skate, os alunos usam a ferramenta para acelerar o vídeo”, explica. 

O gênero injuntivo ganhou uma dimensão totalmente nova com o advento da internet, por meio dos tutoriais.  Com a popularização do YouTube, multiplicaram-se na rede vídeos com os mais diversos intuitos instrutivos. Neste site, os estudantes da Escola Santi têm a opção, se quiserem, de hospedar os seus trabalhos. Conheça alguns destes vídeos elaborados pelos alunos.

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis no site www.escolasanti.com.br 

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom