Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 10 Conto clássico ganha versão na perspectiva dos personagens

Clientes

Conto clássico ganha versão na perspectiva dos personagens

Oct 27, 2014

Estudantes do 5º ano da Escola Santi exercitam o foco narrativo ao reescreverem conto clássico. Ao final da atividade, o resultado é publicado em livro e apresentado durante a mostra escolar.

Escrever bem é um processo trabalhoso que requer o domínio de diversos recursos. Após um ano inteiro lendo e escrevendo histórias, os alunos do 5º ano da Escola Santi são desafiados a reescrever o conto clássico europeu “Chapeuzinho Vermelho”, a partir do ponto de vista de um determinado personagem, selecionado por eles, para exercitar o foco narrativo, o tempo verbal e a modalização de textos. 

A história passa a ter um narrador diferente: antes onisciente, será agora um dos personagens, que sabe apenas o que viveu ou o que lhe contaram na história original. A partir desta nova perspectiva, o desafio é escrever o texto de maneira que contemple os principais episódios do original sem descaracterizar os personagens. Depois de todo o processo de criação e revisão, é publicado um livro de coletâneas, apresentado e autografado durante a Mostra Santi de Trabalhos, que aconteceu no sábado, 18 de outubro.

Antes de se debruçarem na atividade, os alunos leem as duas versões mais conhecidas da história: uma escrita pelo francês Charles Perrault (século XVII) e outra, pelos irmãos Grimm (século XVIII). É feita uma análise das personagens e de suas principais características para que seja possível conhecer a personalidade de cada uma.

De acordo com a professora Maria Augusta Meneghelo, a partir da listagem dos episódios, os alunos escolhem um personagem para reescrever sob um novo olhar, mudando o foco narrativo. “Se ele escolher ser a vovó, terá que contar a história sob o olhar da vovó. Precisará pensar no que escrever, pois a vovó não sabe tudo dessa história”, explica.

Reescrevendo contos

Após essa etapa, segundo a educadora Pâmea Fagundes França, os alunos começam a escrever as suas histórias a mão para depois redigirem no computador. “São ainda feitos exercícios de mudança de foco narrativo e de tempo verbal, que vão auxiliar as crianças na tarefa de escreverem seus contos”, afirma.

Na fase seguinte, é feita a revisão dos textos em conjunto com os professores e colegas, que podem opinar e sugerir melhorias. “Em duplas, revisam a ortografia e conferem se o personagem não foge da história”, detalha França. 

Para ambas as professoras, o principal desafio dos alunos é se colocar no papel de narrador sem sair do personagem. “Buscamos ajudar o tempo verbal, mudar o foco narrativo, modalizar e lembrar que seu personagem não sabe tudo da história, como nos contos que lemos em que o narrador é onisciente”, diz Maria Augusta. “Os alunos não podem contar o que o personagem não sabe e devem analisar a melhor ordem para narrar os fatos. É um processo de criação”, completa Pâmea.

Ao mesmo tempo em que produzem os contos, fazem as ilustrações para as histórias nas aulas de educação artística. “Depois de terminarem os textos e os desenhos, inicia-se o processo de edição do livro”, diz Pâmea França. “Ela é feita de maneira coletiva e nós, professores, somos os mediadores. É um exercício democrático no qual o resultado é impresso e apresentado na Mostra Santi de Trabalhos.”

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom