Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 10 Exposição escolar promove exercício da cidadania

Clientes

Exposição escolar promove exercício da cidadania

Oct 22, 2014

Além de exibição de quase 90 trabalhos dos mais variados temas, Mostra da Escola Santi promove simulação de eleições: alunos e visitantes puderam escolher seu candidato ao segundo turno.

No último sábado, 18 de outubro, a Escola Santi realizou a sua já tradicional Mostra Santi de Trabalhos, em que os alunos expõem os projetos desenvolvidos no segundo semestre de 2014. A exposição contou com 88 trabalhos, que abrangem temáticas variadas, desde ciências, matemática, língua portuguesa, inglesa e espanhola, geografia, história e artes. Mas, em tempos de eleições para o cargo máximo da política nacional, não poderia faltar a votação para o segundo turno das eleições presidenciais: alunos, pais, amigos e visitantes em geral puderam escolher entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Todos fizeram questão de expressar seu voto.

Antes do pleito, os alunos do 9º ano fizeram um comparativo dos programas de governo dos quatro principais candidatos à Presidência. Foram analisadas as propostas de Marina Silva (PSB), Luciana Genro (PSOL), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). De acordo com o professor de geografia, Bruno Elias, como era quase certo que haveria o segundo turno para o cargo de presidente da República, os alunos começaram a trabalhar nos programas de governo. A simulação das eleições durante a Mostra Santi veio culminar o processo. “Eram dois computadores em que se podia votar nos candidatos, em branco ou anular, enquanto o outro mostrava o gráfico do resultado parcial”, explica. “Como o voto é secreto, só atualizamos a cada dez minutos para preservar esse direito.”

Interdisciplinaridade e memória

A aluna Vitória Chohfi, do 7º ano, considera a exposição muito proveitosa para os alunos poderem ver os trabalhos dos outros. Para Luiza Pichirilli, do 8º ano, que já participou de seis Mostras Santi, essa foi uma das melhores. “Está sendo muito legal. Temos muitos trabalhos de qualidade esse ano”, compara. “O trabalho sobre ditadura militar é impressionante. A sala é escura e ouvimos depoimentos de parentes de desaparecidos, lidos pelos alunos”.

projeto KGabriel Nunes, do 9º ano, que ficou até mais tarde na escola na véspera da exposição para preparar a sala para o Projeto K, ficou orgulhoso pelo resultado alcançado. No primeiro semestre, estudaram com o professor de história, Lucas Monteiro de Oliveira, o golpe militar, que completou 50 anos em 2014. Após essa etapa, o professor de língua portuguesa, Alex Fabiano Nogueira, explicou o que é um ensaio e como os alunos poderiam produzi-lo. Os textos foram colados na sala, com uma frase em destaque. Na parece central havia um telão que passava as fotos de desaparecidos políticos.

De acordo com Lucas de Oliveira, primeiro foi apresentado o livro K, de Bernardo Kucinski, que retrata, por meio da ficção, a busca de um pai por sua filha, vítima da ditadura civil-militar brasileira no ano de 1974. Depois os estudantes entram em contato com o livro Direito à Memória e à Verdade – Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, do qual selecionam depoimentos de familiares que tiveram seus parentes desaparecidos para depois pegá-los com a entidade Tortura Nunca Mais. “É importantíssimo aproximar nossos alunos com aquele período tão marcante de nossa história. É necessário que haja a reflexão sobre não só sobre os fatos históricos, como também as influências que eles exercem no nosso presente e futuro”, explica Oliveira.

A Mostra Santi de Trabalhos acontece, alternadamente, uma e duas vezes por ano, por causa da Bienal de Artes. A exposição é aberta ao público, que pode acompanhar os interessantes projetos desenvolvidos na escola. 

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom