Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 10 Jovens refletem sobre o planejamento de São Paulo e Brasília

Clientes

Jovens refletem sobre o planejamento de São Paulo e Brasília

Oct 06, 2014

Estudantes da Escola Santi traçam paralelo entre mapas de municípios com planos cartesianos em aula de matemática para debaterem sobre o planejamento das cidades

A definição do plano cartesiano é usada em diferentes representações. Para colocar na prática essa concepção, compreendendo melhor o conteúdo e abrindo discussões para além da matemática, os alunos do 7º ano da Escola Santi estudam o plano cartesiano ao aplicá-lo nos mapas das cidades de São Paulo e Brasília.

No final de junho, segundo a professora de matemática Claudia Paulino Policicio, os estudantes começaram o estudo de mapas e planos. “No início de agosto, montamos o mapa dos arredores da escola e cada aluno colocou um cata-vento próximo ao lugar onde mora”, conta. O cata-vento foi feito durante o primeiro dia de aula como uma dinâmica de apresentação para os alunos e a professora. “Fizemos a dobradura juntos, todos colocaram seu nome e relacionamos o seu funcionamento com o de nossas aulas.”

Após essa etapa, ocorreu uma discussão de como havia ficado o mapa e se ele era ou não um plano cartesiano. “Os alunos pensaram, discutiram muito e concluíram que não poderíamos dizer que aquele mapa era um plano cartesiano”, diz a educadora. “A partir daí começamos a refletir sobre as cidades planejadas como Brasília e chegamos à conclusão que essas cidades planejadas seguem mais diretamente as definições de plano cartesiano”, afirma. Claudia analisa, porém, que Brasília já cresceu muito e está cada vez mais distante do projeto inicial planejado. Por isso, os educandos analisaram o mapa inicial da capital brasileira.

De acordo com a professora, essa estratégia demonstra ser bastante efetiva, pois os jovens observam na prática a utilidade do plano cartesiano, instigando a curiosidade do grupo. “Quando aplicamos o conteúdo estudado à realidade, os alunos veem significado naquilo e começam a pensar mais sobre o tema, ter mais curiosidade e participar das aulas e discussões”, finaliza.

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom