Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 04 A revelação do não-consciente através dos ícones

Clientes

A revelação do não-consciente através dos ícones

Apr 17, 2006

A Editora UNESP lança na próxima semana O ícone - Uma escola do olhar, em evento comemorativo aos 10 anos da Fundação Editora da UNESP e 30 da Universidade Estadual Paulista. A obra do filósofo, psicólogo e teólogo Jean-Yves Leloup percorre os ícones da tradição cristã para buscar novos entendimentos sobre o ser humano.

A revelação do não-consciente através dos ícones

A revelação do não-consciente através dos ícones

A Editora UNESP lança na próxima semana O ícone - Uma escola do olhar, em evento comemorativo aos 10 anos da Fundação Editora da UNESP e 30 da Universidade Estadual Paulista. Jean-Yves Leloup aborda os ícones da tradição cristã para buscar novos entendimentos sobre o ser humano.

Percorrendo os ícones da tradição cristã, Jean-Yves Leloup busca, ao lado das tradicionais leituras estética e teológica, o entendimento antropológico que desperte uma revelação  ou um desvelar do homem em sua profundidade. Pois o que oferece O Ícone - Uma escola do olhar, que será lançado na próxima semana pela Editora UNESP, é uma forma de compreensão diferente da racional, pertencente à dimensão masculina: “trata-se de um conhecimento do tipo profético ou visionário, pertencente à dimensão feminina ou intuitiva (que também poderia ser qualificada como angelical ou oriental)”.

As “leituras de ícones”  de Leloup não são feitas apenas na tentativa de uma melhor apreensão de nossas tradições, mas de um entendimento mais profundo da prática visionária que inspirou a criação destas imagens. Ou, como diz o autor, “o ícone não é um quadro com tema religioso: é uma visão do mundo transfigurado”. Deste ponto, chega à integração dos elementos que formam o ícone com a nossa própria existência. Para Leloup, o ícone nos transporta para um outro mundo, que não é o da matéria nem o do espírito, mas “um composto sem mistura dessas duas dimensões do real”. Mundo que funciona como uma “ponte” entre o consciente e o não-consciente, tal qual um “sonho desperto”. A riqueza de sua estrutura simbólica “indica e chama a encarnação: o próprio símbolo daquilo que une ou reúne os elementos que, em uma primeira leitura, parecem estar distintos e separados”.

Jean-Yves Leloup estará em São Paulo na próxima semana para o lançamento de O Ícone - Uma escola do olhar e para falar sobre a espiritualidade no mundo moderno. Clique aqui para conferir a programação de sua visita ao Brasil, que integra o calendário de comemorações dos 10 anos da Fundação Editora da UNESP e 30 da Universidade Estadual Paulista.

Sobre o autor – Doutor em filosofia, psicologia e teologia, escritor, conferencista, dominicano e depois padre ortodoxo, Jean-Yves Leloup oferece por intermédio de seus livros e conferências um aprofundamento dos textos sagrados, assim como uma abordagem e uma reflexão muito ricas sobre a espiritualidade no cotidiano. Fundador do Colégio Internacional dos Terapeutas de Brasília, é membro da Organização das Tradições Unidas, doutor honoris causa em Ciências na Universidade de Colombo (Siri Lanka). Autor de numerosas obras de referência sobre as origens do cristianismo dentre as quais: L’Absurde et la Grâce (autobiographie), Paroles du Mont Athos, Prendre soin de l’être, Manque et Plénitude, Introduction aux « vrais philosophes » . Aimer… malgré tout, L’Icône. Une école du regard, Une femme innombrable – le roman de Marie-Madeleine, traduziu e comentou os evangelhos de Tomé, João e Maria de Magdala.

A Editora UNESP publicou no Brasil a íntegra da entrevista concedida a Edmond Blattchen, no programa televisivo belga Nomes de Deuses, que também intitula a coleção brasileira.

Título: O Ícone - Uma escola do olhar
Autor: Jean-Yves Leloup
Tradutora: Martha Gouveia da Cruz
Formato: 20 x 26 cm
Número de páginas: 160
ISBN: 85-7139-649-3
Preço: R$ 90
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Katia Saisi
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom