Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 04 Sessão de autógrafos de 'Arte Sacra Colonial' na Casa das Rosas

Clientes

Sessão de autógrafos de 'Arte Sacra Colonial' na Casa das Rosas

Apr 10, 2006

O professor e artista plástico Percival Tirapeli autografa na próxima terça-feira, dia 18 de abril, o livro Arte Sacra Colonial – Barroco Memória Viva. O evento acontece na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37), às 19h30.

Sobre o livro – Co-editado pela Editora Unesp e Imprensa Oficial do Estado, Arte Sacra Colonial − Barroco Memória Viva é fruto de um projeto de 20 anos, que envolve viagens, cursos, pesquisa de campo, documentação fotográfica e ciclos de palestras dos principais especialistas brasileiros em barroco. O livro tem como eixo central do livro as igrejas católicas, que desempenharam o papel de núcleos de difusão da cultura e da arte coloniais brasileiras durante quatro séculos.

A organização dos capítulos, diz Tirapeli, “sugere um dia festivo religioso, com todas as possibilidades e uso dos sentidos que envolvem a estética barroca”. Assim, os primeiros de um total de 18 artigos apresentam e discutem as cidades coloniais e sua arquitetura; em seguida, os textos mergulham no interior dos templos, para depois examinar outras formas de expressão, como a música e a literatura, e também as implicações mais amplas da estética barroca, refletidas na política e na teologia.

Sobre o organizador – Percival Tirapeli é livre-docente em Estética e História da Arte, pesquisador e professor em cursos de graduação e de pós-graduação no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo. É autor de As mais belas Igrejas do Brasil (1999), Patrimônios da Humanidade no Brasil (2000, 2003 e 2004), Festas de Fé (2001), Conhecendo os Patrimônios da Humanidade (2002) e Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó (2003), que recebeu o Prêmio Sérgio Milliet de melhor pesquisa do ano em artes pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Título: Arte Sacra Colonial − Barroco Memória Viva
Autores: vários
Organizador - Percival Tirapeli
Número de páginas: 288
Formato: 26 x 25 cm
Preço: R$ 100
ISBN: 85-7139-268-4
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalista: Carlos Sandano
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom