Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 07 Uma teoria da intencionalidade para explicar a dinâmica da consciência

Clientes

Uma teoria da intencionalidade para explicar a dinâmica da consciência

Jul 17, 2006

Daniel Dennett é um dos filósofos mais prestigiados da atualidade. Seus estudos sobre a natureza da mente figuram em diversas obras, entre elas, Brainstorms, lançamento da Editora Unesp. O grande mérito do autor é produzir uma reflexão filosófica sob uma perspectiva interdisciplinar, promovendo um diálogo entre a psicologia, a filosofia, a ciência cognitiva e a neurociência.

Sua linguagem criativa aborda temas tão complexos como a dinâmica da consciência, da percepção e da compreensão dos eventos por meio de histórias ilustrativas e práticas. Os títulos dos capítulos convidam a uma exploração mais detalhada: “Os sonhos são experiências?”, “Por que não se pode construir um computador que sinta dor?” e “Como mudar sua mente” são alguns exemplos.

No prefácio, o autor lança as perguntas que motivaram a formulação de suas idéias: “Se fecho os olhos e imagino uma vaca roxa, há alguma coisa, em algum lugar, realmente roxo e com formato de uma vaca? Algum dia, poderá um neurocientista ler meus pensamentos em meu cérebro? Um robô poderia ser realmente consciente? O livre arbítrio é uma ilusão?”. As respostas a essas questões desenvolveram-se ao longo dos anos e culminaram com a publicação deste trabalho – uma reunião de ensaios que atacam fenômenos particulares como a invenção, os sonhos, as imagens mentais e alguns de seus correlatos, a dor e o livre-arbítrio.

A obra proporciona uma incursão nos interesses filosóficos de Dennett cujo mérito está na tentativa de explicar a consciência e desenvolver uma teoria da intencionalidade, na qual se distancia do tratamento clássico dado pelos filósofos da mente e da ciência cognitiva sobre o assunto. Ele defende um modelo computacional da mente, rejeitando a idéia de que os aspectos mais importantes da consciência nunca poderão ser mensurados. Sua análise da concepção de pessoa – aquela que temos de nós mesmos, na condição de seres racionais, livres e responsáveis – situa-se no contexto da pesquisa neurocientífica contemporânea, propondo temas para a ética, no que diz respeito à relação homem-máquina e ao livre-arbítrio.

Sobre o autor – Daniel C. Dennett é professor de filosofia e diretor do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Tufts (EUA). É considerado um dos mais importantes filósofos da mente, sobretudo por seu estilo criativo na abordagem de problemas extremamente complexos sobre o tema.

Título: Brainstorms – Ensaios Filosóficos sobre a Mente e a Psicologia
Autor: Daniel C. Dennet
Tradutor: Luiz Henrique de Araújo Dutra
Número de páginas: 431
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 58
ISBN: 85-7139-645-0
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carlos Sandano | [email protected]
Bia Scorzafave| [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom