Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 08 O universo burocrático das empresas e a administração como forma de poder

Clientes

O universo burocrático das empresas e a administração como forma de poder

Aug 02, 2006

Em seu clássico Burocracia e Ideologia, Maurício Tragtenberg promove uma crítica sobre a Teoria Geral da Administração em seu processo de constituição histórica, neste que é um de seus trabalhos mais discutidos. Tragtenberg realiza uma exposição criteriosa das idéias de Frederick Taylor, Henri Fayol e Elton Mayo. Porém, uma das grandes contribuições da obra está na apresentação meticulosa das idéias de Max Weber. Ao contrário da visão positivista freqüente assumida pela maioria dos críticos, Tragtenberg nos apresenta a sociologia weberiana como “a vivência de valores liberais numa época em que o liberalismo atravessa uma crise moral”.

O universo burocrático das empresas e a administração como forma de poder

O universo burocrático das empresas e a administração como forma de poder

Em seu clássico Burocracia e Ideologia, Maurício Tragtenberg promove uma crítica sobre a Teoria Geral da Administração em seu processo de constituição histórica, neste que é um de seus trabalhos mais discutidos. Ele esmiuça a burocracia no universo corporativo contemporâneo dominado pela racionalização do trabalho, o messianismo administrativo, a educação permanente e a tecnoburocracia. Chega, assim, à formulação da administração de empresas como uma expressão do poder.

Tragtenberg realiza uma exposição criteriosa das idéias de Frederick Taylor, Henri Fayol e Elton Mayo. O taylorismo é visto como uma transposição para o campo da administração de uma ética da obediência, que corresponde às primeiras etapas do desenvolvimento do capitalismo. Fayol surge para dar prosseguimento aos princípios de Taylor e fundamentar uma concepção de unidade de comando administrativa. Já o pensamento de Mayo funciona como resposta intelectual à concentração de capital.

Porém, uma das grandes contribuições da obra está na apresentação meticulosa das idéias de Max Weber. Ao contrário da visão positivista freqüente assumida pela maioria dos críticos, Tragtenberg nos apresenta a sociologia weberiana como “a vivência de valores liberais numa época em que o liberalismo atravessa uma crise moral”. Weber, embora apegado aos valores racionalistas e liberais de uma época feliz da burguesia européia, não deixava de expressar a crise que afetava o liberalismo alemão no início do século passado. Até certo ponto, os dilemas de Max Weber são os de todos os intelectuais democráticos da atualidade. Desta forma, Burocracia e Ideologia, lançado na década de 80, se mostra extremamente atual e marca a crítica antecipadora e a ironia ferina de Maurício Tragtenberg.

Sobre a Coleção Maurício Tragtenberg - A relevância da obra de Maurício Tragtenberg, em que a erudição acadêmica é temperada pela autonomia intelectual e opções doutrinárias heterodoxas, evidenciam a importância de se reunir seus trabalhos dispersos e variados. Este é o objetivo desta Coleção, coordenada por Evaldo A. Vieira e lançada pela Editora UNESP. O restabelecimento dos textos é feito por meio de comparação com originais e cuidados formais que incluem notas, compilação de artigos e revisão. A Coleção Maurício Tragtenberg inclui a parcela mais representativa do que foi produzido por este intelectual.

Título: Burocracia e Ideologia
Autor: Maurício Tragtenberg
Número de páginas: 282
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 85-7139-656-6
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom