Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 09 Obra trata da medicina sob o prisma da sociologia

Clientes

Obra trata da medicina sob o prisma da sociologia

Sep 18, 2006

Em A Explicação Sociológica na Medicina Social, lançamento da Editora UNESP, o autor José Carlos Pereira percorre os grandes métodos da Sociologia para avaliar como esses podem ser utilizados na explicação dos fenômenos médico-sociais em geral.

Obra trata da medicina sob o prisma da sociologia

Obra trata da medicina sob o prisma da sociologia

Cada vez mais a medicina é compreendida como uma ciência histórico-social e não como algo voltado somente para os corpos biológicos. Desta forma, se impõe um desafio de grandes proporções quando se trata da questão do método: enquanto as ciências da natureza se preocupam em buscar relações entre os fatos e estabelecer leis sem levar em conta o panorama histórico, as ciências histórico-sociais voltam-se justamente para o que é específico. Em A Explicação Sociológica na Medicina Social, lançamento da Editora UNESP, o autor José Carlos Pereira percorre os grandes métodos da Sociologia para avaliar como esses podem ser utilizados na explicação dos fenômenos médico-sociais em geral.

Preocupado em ultrapassar os limites metodológicos do positivismo, o autor demonstra de forma didática e bem escrita a necessidade de se procurar também a explicação das relações dos fatos e não apenas observá-los. Pereira produz assim um questionamento sobre a visão técnica que predomina na medicina na qual o paradigma biológico sufoca a explicação de fenômenos médico-sociais e inibe as soluções de natureza social. O autor debate as possibilidades metodológicas que levem em consideração o ser humano no seu contexto econômico-social para melhor compreensão das questões de saúde-doença.

A visão de mundo do pesquisador também entra em discussão. Ao sistematizar a pesquisa sociológica em medicina, Pereira estabelece uma correspondência dos três grandes métodos – a análise funcionalista, o método compreensivo e o dialético – a fenômenos e problemas sociais distintos e estuda possibilidades de usos complementares dos mesmos. Conclui, então, que a visão de mundo do pesquisador interfere no trabalho científico, pois o que está em jogo é a percepção de que a enfermidade não afeta em igual proporção a todos os indivíduos.

Nesse sentido, a obra oferece uma base epistemológica ao pesquisador e possibilita a ruptura com teorias, incorporando novos dados e abrindo caminhos para a ampliação do conhecimento científico.

Sobre o autor

José Carlos de Medeiros Pereira é doutor em Sociologia e livre-docente em Medicina Social. Entre seus livros publicados destacam-se Estrutura e expansão da indústria em São Paulo (Cia. Editora Nacional/Edusp, 1967), Formação industrial do Brasil e outros estudos (Hucitec/Secretaria do Estado da Cultura, 1984) e Medicina, saúde e sociedade (Villipress, 2003).

Título: A Explicação Sociológica na Medicina Social
Autor: José Carlos de M. Pereira
Número de páginas: 277
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32
ISBN: 85-7139-609-4
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom