Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 09 Textos inéditos de Thomas Kuhn repensam 'O Caminho desde a Estrutura'

Clientes

Textos inéditos de Thomas Kuhn repensam 'O Caminho desde a Estrutura'

Sep 11, 2006

Leitura indispensável para todas as áreas do conhecimento, A Estrutura das Revoluções Científicas, publicada em 1962, alçou Thomas Kuhn à categoria de um dos mais importantes e influentes filósofos do século XX. Argumentando que a história da ciência não se processa cumulativamente Kuhn transformou a nossa noção de conhecimento científico, que passa a ser entendido  não como o resultado de um desenvolvimento seguro e unidirecional, mas como uma construção incomensurável relativamente a seus congêneres passados e futuros.

Após publicar sua obra capital, Thomas Kuhn, por mais de trinta anos, reavaliou e reajustou os principais conceitos presentes em seu grande ensaio. Os resultados dos novos rumos tomados pelo autor podem ser conferidos em O Caminho desde A Estrutura, coletânea de textos em sua grande maioria inéditos em português. Este lançamento da Editora Unesp além de um minucioso trabalho de tradução traz aperfeiçoamentos em relação à edição norte-americana, correção de erros de grafia e também de citações adicionais.

Dividido em três partes, o livro é o mais completo registro do legado filosófico de Kuhn. A primeira parte, intitulada Reconhecendo as revoluções científicas traz cinco ensaios, escritos nas décadas de 80 e 90, em que o autor apresenta de forma mais refinada os tópicos abordados no seu texto clássico como a incomensurabilidade, a natureza científica e as transições paradigmáticas. A segunda parte é reservada para as réplicas de Kuhn às críticas recebidas por filósofos e intelectuais como Richard Boyd, Carl G. Hempel e Charles Taylor.

A terceira parte apresenta surpresas – uma franca entrevista autobiográfica, realizada em Atenas, em 1995, meses antes da morte do autor, e conduzida por Aristides Baltas, Kostas Gavrorglu e Vassiliki Kindi. Na época, já debilitado por um câncer, Kuhn, em um momento raro de sua carreira, se sentiu à vontade para se abrir e tratar de assuntos como infância, família, educação e seu desenvolvimento intelectual. Uma das poucas fotos de Kuhn – o autor era avesso à exposição pública – ilustra a contra capa. O livro ainda conta com uma bibliografia completa do autor e um prefácio assinado por Jehane Kuhn, sua esposa.

Sobre o autor – Thomas S. Kuhn, físico e filósofo americano, foi professor de História da Ciência na Universidade da Califórnia, Princeton e do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) no qual lecionou Filosofia e História da Ciência até 1991.

Título: O Caminho desde A Estrutura
Autor: Thomas S. Kuhn
Número de páginas: 402
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 49
ISBN: 85-7139-658-2
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom