Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 11 A erudição em perigo na dinâmica da publicação acadêmica

Clientes

A erudição em perigo na dinâmica da publicação acadêmica

Nov 26, 2006

A crise do saber científico, em especial da produção acadêmica na área de humanidades, é a questão central que Lindsay Waters aborda em Inimigos da esperança a partir de um ponto de vista múltiplo: do público, da sociedade, dos professores e estudantes das Universidades, dos bibliotecários. Faz isso a partir da constatação de que, hoje, conta mais o número de livros científicos publicados do que o conteúdo neles impresso e sua utilidade para a ciência. Defesa enfática dos livros, Inimigos da esperança questiona o aumento constante dos títulos publicados. E segue abordando de maneira clara o que está em jogo no mundo acadêmico hoje. Um chamado às armas em defesa da erudição.

A erudição em perigo na dinâmica da publicação acadêmica

A erudição em perigo na dinâmica da publicação acadêmica

A crise do saber científico, em especial da produção acadêmica na área de humanidades, é a questão central que Lindsay Waters aborda em Inimigos da esperança a partir de um ponto de vista múltiplo: do público, da sociedade, dos professores e estudantes das Universidades, dos bibliotecários. Faz isso a partir da constatação de que, hoje, conta mais o número de livros científicos publicados do que o conteúdo neles impresso e sua utilidade para a ciência.

Defesa enfática dos livros, Inimigos da esperança questiona o aumento constante dos títulos publicados. E segue abordando de maneira clara o que está em jogo no mundo acadêmico hoje. Um chamado às armas em defesa da erudição. E os tais “inimigos da esperança” são claramente identificados: a classe administrativa que transforma a cultura acadêmica em algo homogêneo e, em sincronia com o mercado, valoriza exclusivamente o aspecto quantitativo; a terceirização do processo de avaliação, relegando às editoras universitárias o trabalho dos departamentos da Universidade, já que a maior parte dos professores se sente incapaz de julgar o trabalho de seus pares; e o conformismo que reforça o corporativismo universitário e dificulta a inovação.

Comparando os abusos do sistema de publicação universitária com os do correio eletrônico (spams) e a telefonia (telemarketing), Waters fala da necessidade de uma reformulação que acabe com a “ditadura da contagem de produção”. Avançando para a relação entre pensamento, erudição e publicação, realiza uma ampla e contundente crítica em relação ao panorama acadêmico atual, levantando questões polêmicas sistematicamente evitadas pela comunidade acadêmica. E o faz por sentir que a dinâmica da publicação acadêmica, se não confrontada, levará a um processo autodestrutivo que envolverá a produção acadêmica e, por fim, a própria idéia de trabalho intelectual.
 
Sobre o autor – Editor executivo de humanidades da Harvard University Press, onde trabalha desde 1984, Lindsay Waters iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de Chicago como medievalista. Foi editor na University of Minnesota Press, de 1978 a 1984, onde desenvolveu uma série de teoria e História da literatura. É também autor de Against Authoritarian Aesthetics: Towards a Poetics of Experience, publicado em mandarim pela Peking University Press (2000).

Título: Inimigos da Esperança – Publicar, perecer e o eclipse da erudição
Autor: Lindsay Waters
Número de páginas: 95
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 17
ISBN: 85-7139-687-6
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

________________________________________________________

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom