Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 11 A representação do poder na interpretação da história visual da Revolução Mexicana

Clientes

A representação do poder na interpretação da história visual da Revolução Mexicana

Nov 16, 2006

A Revolução Mexicana que marcou a história por ser a primeira grande revolução social do nosso século gerou a produção de uma ampla e diversificada bibliografia. Em A fotografia a serviço de Clio, da Editora UNESP, Carlos Alberto Sampaio Barbosa lança um olhar original sobre o tema, reconstituindo o significado dos eventos políticos e sociais mexicanos entre os anos 1900 e 1940 por meio da análise de fotografias da época. <P>Durante anos, Barbosa se debruçou na análise do álbum Historia gráfica de la Revolución Mexicana, organizado por Gustavo Cassola, membro de uma tradicional família mexicana que se dedicou ao ofício de fotografar. Formado por centenas de fotos, o álbum foi lançado em fascículos na década de 1940 e reeditado em 1960 e em 1973. Barbosa focaliza o período entre 1900 e 1940, interpretando as imagens relacionadas à transformação do poder desde os dez últimos anos do governo do ditador Porfírio Diaz até o sexênio de Lázaro Cárdenas, passando pelo processo de institucionalização da nova ordem e as diversas rebeliões.

A representação do poder na interpretação da história visual da Revolução Mexicana

A representação do poder na interpretação da história visual da Revolução Mexicana

A Revolução Mexicana que marcou a história por ser a primeira grande revolução social do nosso século gerou a produção de uma ampla e diversificada bibliografia. Em A fotografia a serviço de Clio, da Editora UNESP, Carlos Alberto Sampaio Barbosa lança um olhar original sobre o tema, reconstituindo o significado dos eventos políticos e sociais mexicanos entre os anos 1900 e 1940 por meio da análise de fotografias da época.

Durante anos, Barbosa se debruçou na análise do álbum Historia gráfica de la Revolución Mexicana, organizado por Gustavo Cassola, membro de uma tradicional família mexicana que se dedicou ao ofício de fotografar. Formado por centenas de fotos, o álbum foi lançado em fascículos na década de 1940 e reeditado em 1960 e em 1973. Barbosa focaliza o período entre 1900 e 1940, interpretando as imagens relacionadas à transformação do poder desde os dez últimos anos do governo do ditador Porfírio Diaz até o sexênio de Lázaro Cárdenas, passando pelo processo de institucionalização da nova ordem e as diversas rebeliões. 

A intenção do autor é radiografar a forma de representação dos protagonistas revolucionários, seus líderes e classes populares, desvendando o processo de elaboração da imagem do poder político, sua visualidade do social e como se operou a construção imagética da Revolução Mexicana. Barbosa fundamenta sua argumentação no pensamento do historiador Roger Chartier, considerando que as representações são determinadas pelos interesses de grupos e pela universalidade, mas que se reconfiguram em termos da relação entre o poder e a dominação. Além disso, Barbosa se baseia em Ernst Kantotowicz e Claude Leford, autores que teorizam sobre as formas de representação do poder para refletir sobre seus sinais visíveis e invisíveis presentes nas fotografias que traduzem cenas da política mexicana do período da revolução.

A fotografia a serviço de clio é, antes de tudo, um exemplo bem sucedido de como os novos historiadores se utilizam de fontes inexploradas até há alguns anos, como a fotografia, para desvendar os caminhos não lineares de episódios como a Revolução Mexicana.

Sobre o autor

Carlos Alberto Sampaio Barbosa é mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É professore de História da América na graduação e atua no programa de pós-graduação do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Assis.

Título: A fotografia a serviço de Clio
Autor: Carlos Alberto Sampaio Barbosa
Número de páginas: 272
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 44
ISBN: 85-7139-673-6
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom