Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 11 O nacionalismo de acordo com um militar-militante

Clientes

O nacionalismo de acordo com um militar-militante

Nov 08, 2006

Representantes das classes militares sempre foram associados a ideologias conservadoras. Entretanto, no Brasil, alguns militares tiveram uma intensa participação política de esquerda, pelo menos até o golpe de 1964. O pensamento de um dos maiores entusiastas do movimento marxista que desenvolveu sua carreira de historiador em paralelo à vida militar é o tema de Nelson Werneck Sodré – entre o sabre e a pena, lançamento da Editora UNESP.

Identificado com o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e o Partido Comunista Brasileiro (PC), as duas principais instituições que deram o tom da esquerda política nos anos 50 e 60, Sodré foi autor de mais de cinqüenta livros e artigos cuja marca era uma visão crítica e apaixonada, voltada para a transformação democrática do país.  Ao longo de sua carreira nas letras, iniciada em 1938 com a publicação de História da Literatura Brasileira - Seus Fundamentos Econômicos, Sodré tentou estabelecer uma linha de estudos sobre o Brasil nos mais diversos campos - história política, militar e econômica.

A posição peculiar do autor – um militar marxista – incomodou não só os segmentos mais conservadores das Forças Armadas como também encontrou resistência no meio acadêmico. A fim de resgatar e difundir o pensamento do autor, a Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília realizou, em 2002, a VIII Jornada de Ciências Sociais com a presença de historiadores, intelectuais, críticos de várias áreas e militares. Os textos de cada um dos conferencistas podem ser conferidos em Nelson Werneck Sodré – entre o sabre e a pena.

A parte I conta com depoimentos de amigos e estudiosos de Sodré. A parte II reúne textos que tratam do pensamento de Sodré, fundamental para uma leitura do Brasil do ponto de vista social, econômico e político. Já a terceira parte se dedica à discussão da revolução brasileira, baseada na necessidade de superar o imperialismo e encarada pelo autor como a saída para os problemas do país. O capítulo final mostra a relação de Sodré com a literatura e sua produção editorial.

Sobre os organizadores – Paulo Cunha é doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e professor do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP, campus Marília. Tem experiência na área de teoria política e trabalha principalmente com os seguintes temas: Nelson Werneck Sodré, Partido Comunista Brasileiro, Tenentismo, Nacionalismo e Socialismo. Fátima Cabral possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela UNESP e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora de sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências, da UNESP, campus Marília.

Título: Nelson Werneck Sodré – entre o sabre e a pena
Organizadores: Paulo Cunha e Fátima Cabral
Número de páginas: 358
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 46
ISBN: 85-7139-662-0
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom