Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 12 Obra traça etnografia dos povos indígenas de Iauaretê (AM)

Clientes

Obra traça etnografia dos povos indígenas de Iauaretê (AM)

Dec 03, 2006

Em outubro, líderes indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM) receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a certidão de Patrimônio Cultural do Brasil concedida à cachoeira de Iauaretê, um local sagrado para os índios que habitam a região. A cachoeira que fica na fronteira do Brasil com a Colômbia foi o primeiro lugar do país reconhecido como bem cultural imaterial. A partir de agora, o local terá divulgação ampla do Ministério da Cultura e também contará com um plano de salvaguarda, elaborado junto com as comunidades. <P>Especialistas como o antropólogo Geraldo Andrello participaram e incentivaram o processo de tombamento da cachoeira, essencial para a comunidade de Iauaretê, povoado indígena multiétnico que é retratado em Cidade do Índio, lançamento da Editora UNESP em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA).

Obra traça etnografia dos povos indígenas de Iauaretê (AM)

Obra traça etnografia dos povos indígenas de Iauaretê (AM)

Em outubro, líderes indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM) receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a certidão de Patrimônio Cultural do Brasil concedida à cachoeira de Iauaretê, um local sagrado para os índios que habitam a região. A cachoeira que fica na fronteira do Brasil com a Colômbia foi o primeiro lugar do país reconhecido como bem cultural imaterial. A partir de agora, o local terá divulgação ampla do Ministério da Cultura e também contará com um plano de salvaguarda, elaborado junto com as comunidades.

Especialistas como o antropólogo Geraldo Andrello participaram e incentivaram o processo de tombamento da cachoeira, essencial para a comunidade de Iauaretê, povoado indígena multiétnico que é retratado em Cidade do Índio, lançamento da Editora UNESP em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA). Por anos, Andrello conviveu com os índios da região e realizou um levantamento sobre seus hábitos, costumes e história, revelando uma verdadeira etnografia dos habitantes de Iauaretê. O livro mostra como os diversos grupos indígenas da região - Tariano, Tukano, Arapasso, Pira-Tapuia e Desana - se relacionam e também se diferenciam por meio de um mito de origem semelhante, de línguas diferentes e de casamentos inter-linguísticos.

Os dados empíricos somados ao tratamento das fontes históricas produziram um livro que elucida as premissas sociocosmológicas pelas quais os grupos indígenas descrevem e vivenciam as transformações sociais vividas na região desde o início da colonização no século XVIII. Nessa linha, a narrativa visa preservar um ponto de vista indígena e seu repertório simbólico, guiando-se pelo estilo das próprias descrições nativas e oferecendo um quadro para a compreensão dessa realidade.

Sobre o autor

Geraldo Andrello é mestre e doutor em Antropologia Social pela Unicamp. Participou de vários projetos de pesquisa e assessoria com grupos indígenas dos estados de Roraima e Amazonas. Atualmente, é coordenador adjunto do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental (ISA).

Título: Cidade do Índio – Transformações e cotidiano em lauaretê
Autor: Geraldo Andrello
Número de páginas: 447
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 54
ISBN: 85-7139-659-0
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom