Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 04 A alfabetização no Brasil: um debate sobre as cartilhas

Clientes

A alfabetização no Brasil: um debate sobre as cartilhas

Apr 11, 2007

O passado recente da alfabetização no país é abordado no livro Lourenço Filho e a alfabetização, de Estela Natalina Mantovani Bertoletti, lançado pela Editora Unesp.

A alfabetização no Brasil: um debate sobre as cartilhas

A alfabetização no Brasil: um debate sobre as cartilhas

A abordagem de um passado recente da alfabetização no país no livro Lourenço Filho e a alfabetização, de Estela Natalina Mantovani Bertoletti, lançado pela Editora Unesp, contribui para o debate de problemas atuais das escolas públicas como os altos índices de evasão e repetências de alunos da primeira série do Ensino Fundamental. A Cartilha do Povo, publicada pela primeira vez em 1928 e utilizada por mais de seis décadas como instrumento de alfabetização nas escolas brasileiras, e a cartilha Upa, cavalinho!, publicada de 1957 a 1970, ambas idealizadas pelo educador Manuel Bergström Lourenço Filho (1897-1970), são os objetos de estudo de Estela.

Para a autora, as cartilhas de alfabetização continuam a exercer um papel “mediador” e “concretizador” de teorias e métodos da alfabetização nas salas de aula das escolas brasileiras, em dissonância com as teorias atuais de alfabetização, como o construtivismo, que combatem e pretendem superar esse instrumento.

A análise de Cartilha do povo e de Upa, cavalinho! enfoca aspectos constitutivos da configuração textual: temas e conteúdos apresentados, estruturas e formas, e discursos do autor, que respondem a certas necessidades e objetivos, em um determinado momento histórico e lugar social, destinado a um público específico – pontos importantes para a compreensão do projeto de alfabetização de Lourenço Filho, concretizado por meio das cartilhas.

Lourenço Filho e a alfabetização discute ainda as tensões entre rupturas e permanências características do movimento histórico de alfabetização no Brasil e contribui para uma atuação mais consciente dos envolvidos com o ensino da leitura e da escrita e seus problemas.

Sobre a autoraEstela Natalina Mantovani Bertoletti é mestre e doutora em Educação pela Unesp, com trabalhos voltados à alfabetização e à literatura infantil e juvenil. Professora universitária há 12 anos, mora em Três Lagoas (MS) e trabalha em Parnaíba, na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Título: Lourenço Filho e a alfabetização: um estudo de “Cartilha do povo” e da cartilha “Upa, cavalinho!”
Autora: Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Número de páginas: 131
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 27
ISBN: 85-7139-694-9
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom