Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 04 A sátira da vida paulistana no início do século XX

Clientes

A sátira da vida paulistana no início do século XX

Apr 18, 2007

No livro Entre a biblioteca e o bordel, lançamento da Editora Unesp, a autora Sandra A. Ferreira faz uma leitura de Madame Pommery, de Hilário Tácito, obra publicada em 1920, e revela a singularidade desse romance.

A sátira da vida paulistana no início do século XX

A sátira da vida paulistana no início do século XX

A sátira da tacanha vida paulistana no início do século XX ganhou destaque na obra Madame Pommery, de Hilário Tácito (pseudônimo do engenheiro José Maria de Toledo Malta), publicada em 1920. No livro Entre a biblioteca e o bordel, lançamento da Editora Unesp, a autora Sandra A. Ferreira faz uma leitura de Madame Pommery e revela a singularidade desse romance não só pelas situações a que o narrador expõe suas personagens – na época era possível identificar quem estava por trás dos nomes das personagens – mas sobretudo pela sátira da própria narrativa.

Madame Pommery narra a trajetória acidentada, porém bem-sucedida, de Ida Pomerikowski, uma ardilosa prostituta estrangeira, que, nas terras do café, demonstrou inédita habilidade administrativa ao organizar a vida airada de São Paulo, convertendo-a em lucrativa empresa. Para isso, valeu-se de abastados e obtusos coronéis, bem como de influentes e tolos bacharéis.

Para o estudo da sátira narrativa de Hilário Tácito, Sandra apresenta, no primeiro capítulo, uma reconstituição do contexto sociocultural em que se insere Madame Pommery, mostrando as transformações vertiginosas ocorridas na paisagem e nos costumes da cidade de São Paulo nos primeiros anos do século.

No capítulo seguinte, Madame Pommery é analisada a partir da caracterização das personagens, além de abordar a configuração do narrador-personagem, Hilário Tácito. O terceiro e último capítulo situa o romance como sátira metanarrativa, ou seja, que, ao narrar, discute os próprios modos da narrativa.

O livro Entre a biblioteca e o bordel realça, pelo viés da sátira, as qualidades literárias do romance pré-modernista de Hilário Tácito. Madame Pommery desperta interesse como romance de costume e impressiona pela tessitura do texto, requinte da ironia e vivacidade da sátira.

Sobre a autoraSandra A. Ferreira é professora de Língua Portuguesa, vinculada ao departamento de Lingüística da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Assis. Cursou mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Título: Entre a biblioteca e o bordel: a sátira narrativa de Hilário Tácito
Autora: Sandra A. Ferreira
Número de páginas: 132
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 24
ISBN: 85-7139-692-2
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom