Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 04 Etnologia e história dos índios Yaminawa, do rio Acre

Clientes

Etnologia e história dos índios Yaminawa, do rio Acre

Apr 22, 2007

Despojados, destrutivos, humoristas, mal-afamados e descontentes de si mesmos, essas são algumas das características da comunidade Yaminawa da Terra Indígena Cabeceiras do Rio Acre.

Etnologia e história dos índios Yaminawa, do rio Acre

Etnologia e história dos índios Yaminawa, do rio Acre

Os índios Yaminawa são despojados, destrutivos, humoristas, mal-afamados e descontentes de si mesmos, não resgatam nossas utopias nem nos dão satisfações morais. Essas são algumas das características da comunidade Yaminawa da Terra Indígena Cabeceiras do Rio Acre, situada no município de Assis Brasil, Acre, apontadas na obra O nome e o tempo dos Yaminawa, de Oscar Calavia Sáez, lançada pela Editora Unesp em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e o Núcleo de Transformações Indígenas (NuTI). Oficializado em 1988 pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o grupo indígena Yaminawa foi pesquisado por Sáez nos anos 1990, quando atravessava uma fase problemática: eram índios aculturados, que haviam abandonado todas as suas tradições.

A primeira parte do livro é dedicada a uma etnografia do grupo Yaminawa, voltando-se à organização social. Sáez apresenta a aldeia Yaminawa, seus protagonistas e espaços, a economia e o cotidiano. Em seguida, discute as complexidades do sistema de parentesco Yaminawa e também descreve as festas, a chefia e a reserva do Xamã.

Já a segunda parte da obra é composta por uma espécie de crônica Yaminawa. Dentre uma diversidade de temas, destacam-se a época anterior à convivência com os brancos; o período de aproximação dos Yaminawa aos patrões brancos e vice-versa; a intervenção da Funai na comunidade em 1975 – data em que o órgão indigenista foi criado no Acre; o ciclo da borracha; a formação do etnômio Yaminawa; além de fábulas indígenas sobre a Amazônia e os Incas, por exemplo.

A mitologia Yaminawa é apresentada na terceira parte. Sáez descreve o corpus de mitos, as condições em que foi compilado e algumas linhas gerais para classificá-los. Depois, trata de temas como a construção da sociabilidade e o papel da afinidade. E, por fim, aborda a historicidade e a temporalidade Yaminawa e reflete sobre o papel e o valor dos mitos. O anexo da obra apresenta um resumo de diversos mitos, que servem como ilustração.

O nome e o tempo dos Yaminawa é um estudo situado na confluência da História com a Antropologia. É a história de um pequeno grupo humano, escrita a partir de uma documentação secundária e pouco expressiva e dos relatos locais, porém que busca a visão que seus herdeiros têm dessa história, e ainda o papel que essa visão exerce na vida social – um ser, um ver e um fazer entretecidos.

Sobre o autorOscar Calavia Sáez é doutor em Antropologia Social pela USP e obteve o pós-doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França. É membro do Conselho de Administração da Societé des Americanistes; pesquisador associado da Equipe de Pesquisa em Etnologia Ameríndia do CNRS; membro do Conselho Acadêmico do Master em Estudos Ameríndios da Universidade Complutense-Casa da América de Madri; e professor-adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Título: O nome e o tempo dos Yaminawa: etnologia e história dos Yaminawa do rio Acre
Autor: Oscar Calavia Sáez
Número de páginas: 479
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 54
ISBN: 85-7139-722-8
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom