Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 04 Obra polêmica de van Fraassen, fundamental para a filosofia da ciência, ganha versão em portuguê

Clientes

Obra polêmica de van Fraassen, fundamental para a filosofia da ciência, ganha versão em portuguê

Apr 08, 2007

Texto fundamental da filosofia da ciência contemporânea desde o seu lançamento em 1980, A imagem científica é a obra onde Bas van Fraassen apresenta sua alternativa empirista ao positivismo lógico e ao realismo científico.

Obra polêmica de van Fraassen, fundamental para a filosofia da ciência, ganha versão em portuguê

Obra polêmica de van Fraassen, fundamental para a filosofia da ciência, ganha versão em portuguê

Texto fundamental da filosofia da ciência contemporânea desde o seu lançamento em 1980, A imagem científica é a obra onde Bas van Fraassen apresenta sua alternativa empirista ao positivismo lógico e ao realismo científico. O livro polêmico conta agora com a sua primeira versão em português, fruto de co-edição da Editora UNESP e da Discurso Editorial, aproximando Brasil e Portugal da polêmica que há anos se trava na definição dos limites do realismo epistemológico, do que é ou não observável.

Para van Fraassen estes limites são definidos pela ciência empírica, não pela filosofia. Ele apresenta o empirismo construtivo como alternativa tanto ao positivismo lógico quanto ao realismo científico. O termo construtivo significa aqui que a “atividade científica é uma atividade de construção, em vez de descobertas”. Ou seja, os modelos da ciência devem ser adequados aos fenômenos: não há uma descoberta da verdade sobre o que é inobservável.

O conceito de empirismo construtivo é edificado em A imagem científica a partir de três teorias. A primeira aborda a relação entre ciência e o mundo empírico; a segunda constitui-se em uma teoria da explicação científica para conteúdo empírico, radicalmente dependente de contextos; a terceira é uma interpretação da probabilidade tal como ela aparece nas teorias da Física.

Antes de estas teses serem apresentadas, há uma introdução informal ao debate realismo científico x empirismo, que tem dominado a cena na filosofia da ciência. Como notou o Journal of Philosophy, ele agrupa algumas das principais linhas da dialética da filosofia analítica pós-positivista e “apresenta-se com lucidez, elegância, erudição e grande inteligência”. Trabalhando não só no campo da lógica, onde é uma das figuras mais destacadas da atualidade, mas também da semântica à epistemologia, van Fraassen iniciou com A imagem científica um debate intenso e polêmico que domina algumas das questões contemporâneas mais centrais na filosofia da ciência.

Sobre o autorBas C. van Fraassen é professor de filosofia na Universidade de Princeton. É editor do Journal of Philosophical Logic e co-editor do Journal of Symbolic Logic. É autor de Laws and Symmetry (1991), Quantum Mechanics: Na Empiricist View (1991) e The Empirical Stance.

Título: A imagem científica
Autor: Bas C. van Fraassen
Tradutor: Luiz Henrique de Araújo Dutra
Número de páginas: 374
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39
ISBN: 85-7139-746-0
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom