Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 04 Textos fundamentais de um dos maiores lógicos da História reunidos pela primeira vez em português

Clientes

Textos fundamentais de um dos maiores lógicos da História reunidos pela primeira vez em português

Apr 15, 2007

Alfred Tarski é considerado, ao lado de Aristóteles, Frege e Gödel, um dos maiores lógicos de todos os tempos. Sua concepção semântica da verdade é exposta e discutida em livro lançado pela Editora Unesp

Textos fundamentais de um dos maiores lógicos da História reunidos pela primeira vez em português

Textos fundamentais de um dos maiores lógicos da História reunidos pela primeira vez em português

Alfred Tarski é considerado, ao lado de Aristóteles, Frege e Gödel, um dos maiores lógicos de todos os tempos. E, destes quatro, talvez seja o mais profícuo e o melhor matemático. Ele transformou o campo da lógica no século XX, especialmente com a sua concepção semântica da verdade, exposta e discutida em A concepção semântica da verdade, lançamento da Editora Unesp. É a primeira vez que estes importantes artigos são reunidos em uma coletânea em português.

A influência deste achado teórico influenciou e continua a marcar profundamente a lógica, a filosofia e os estudos da linguagem, com implicações que alcançam até as ciências da computação. Instrumento que permite tratar da verdade sem as complicações de outras propostas, como a aristotélica, a concepção de Tarski permite a definição dos predicados semânticos com base apenas em propriedades da linguagem.

Antes de Tarski, lógicos e filósofos nutriam persistente desconfiança em relação às definições correntes de verdade. Com o trabalho que é apresentado neste livro, filósofos como Popper acreditam ter finalmente encontrado uma base sólida para o uso daquele conceito e, inclusive, para a solução de problemas epistemológicos. Nestes artigos, além da teorização e da reflexão sobre as conseqüências e aplicações da concepção semântica da verdade, ainda se aborda a teoria dos modelos, cujo aperfeiçoamento constitui outra grande contribuição de Tarski para a Lógica.

Os textos desta edição brasileira de A concepção semântica da verdade foram organizados pelos professores e especialistas em Lógica, Cezar Augusto Mortari e Luiz Henrique de Araújo Dutra, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Eles também participaram do processo de tradução, juntamente com Celso Reni Braida (da mesma Universidade e com pesquisas nas áreas de semântica, linguagem, ontologia e consciência) e Jesus de Paula Assis (doutor em Ciências Sociais com experiência, entre outros temas, em Teoria do Conhecimento e Sociologia da Ciência).

Sobre o autor – Nascido em 1901, na Polônia, recebeu o título de doutor em lógica em 1924 e, no ano seguinte, tornou-se professor de lógica e matemática na Universidade de Varsóvia. De 1945 até 1983, ano de sua morte, trabalhou em Berkeley, tendo desenvolvido trabalhos fundamentais nos campos da álgebra geral, algebrização da lógica e da metamatemática, axiomatização da álgebra e da geometria, teoria da mensuração, teoria dos conjuntos, metamatemática e fundamentação da semântica. 

Título: A concepção semântica da verdade – Textos clássicos de Tarski
Autor: Alfred Tarski
Número de páginas: 251
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37
ISBN: 85-7139-736-1
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom