Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 01 A natureza projetada em um bairro paulistano: a história do tombamento dos Jardins

Clientes

A natureza projetada em um bairro paulistano: a história do tombamento dos Jardins

Mar 11, 2009

Para explicar o tombamento dos bairros Jardins e o ideal urbanístico que expressava o Jardim América, o qual justificou a preservação de toda a área, Zueleide Casagrande de Paula escreveu A cidade e os Jardins: Jardim América, de projeto urbano a monumento patrimonial (1915-1986), pesquisa sobre a história do que é hoje um dos endereços mais caros da capital paulista.

A proposta da obra está em apresentar como ocorreu o processo de tombamento do traçado do bairro Jardim América sem que sua arquitetura estivesse também contemplada.  As intrincadas relações que neste processo envolveram a relação de poder e de demonstração de força estabelecida entre moradores, partidos políticos, deputados federais, estaduais e a administração paulistana, durante o período de repressão até a finalização do processo em 1986, são detalhadas.

Este tombamento procurou justificativas na história do bairro cuja origem estava em resolver o problema de moradia que assolava São Paulo no começo do século XX, além de oferecer um lugar agradável para se viver perto da natureza. Esses eram os planos do britânico Barry Parker ao trazer ao Brasil o projeto dos bairros-jardins inspirados nas Cidades-Jardins inglesas de cujo projeto ele havia participado, agregando o bucólico e o urbano em um mesmo espaço.

A autora propõe discussões acerca da sociedade daquele momento, da inserção do capital inglês no Brasil e de sua atuação na cidade de São Paulo. Trata da paisagem urbana em transformação oriunda de um projeto de modernização que marcou as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo reverberada por aquela que marcou as capitais europeias. Chama a atenção para como os planejamentos urbanos modificaram os hábitos dos paulistanos como no caso da construção do Viaduto do Chá.

Vale destacar o emblemático caso de resistência dos moradores do bairro Jardim América contra o projeto de Parker, que de início não correspondia às formas de sociabilidade e a apropriação do espaço público usuais na cidade. A manifestação à proposta urbanística contrariava os valores dos habitantes na década de 1930. Outro destaque que marca o processo de tombamento refere ao abaixo-assinado que proibia a estabilização de comércio naquele lugar durante a reivindicação de tombar a área entre 1973 e 1986. Estas são outras histórias que compõem A cidade e os Jardins.

Sobre a autora – Zueleide Casagrande de Paula é licenciada em História, pela Universidade Estadual de Maringá (PR) e mestre e doutora em História pela Unesp, câmpus de Assis (SP). É docente do ensino superior no Paraná desde 1992. Atua na Universidade Estadual de Londrina, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos de graduação e pós-graduação. É também autora de artigos científicos e capítulos de livros na área de História, com ênfase em Questões Urbanas, História e Meio-Ambiente, Memória e Patrimônio Histórico-Cultural.

Título: A cidade e os Jardins: Jardim América, de projeto urbano a monumento patrimonial (1915-1986)
Autora: Zueleide Casagrande de Paula
Número de páginas: 268
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 978-85-7139-886-3
Coleção: PROPG

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom