Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 01 As origens e os sabores tradicionais da culinária paulista

Clientes

As origens e os sabores tradicionais da culinária paulista

Jan 21, 2009

Diferentes tradições ajudaram a formar a culinária paulista, que não recebeu contribuições apenas da gastronomia japonesa, árabe ou italiana, mas também do hábito alimentar de índios, escravos e colonos. Trata-se de uma cozinha mais tradicional e igualmente saborosa, submersa nesta rica variedade cultural paulista, agora resgatada por Rosa Belluzzo em São Paulo: memória e sabor, lançamento da Editora Unesp, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Não se trata de “apenas” um livro de receitas, mas de compreender épocas e histórias. Rosa busca, nos manuscritos e velhos livros de receitas familiares, modelos alimentares e transformações históricas, como a inclusão da cozinha no corpo da casa, o uso de instrumentos de madeira na culinária e ainda a influência da eletricidade nos hábitos alimentares da sociedade do final do século XIX. O projeto demonstra por meio de textos e ilustrações a importância da comida na formação da sociedade paulista e apresenta suas origens e todo o processo que passou para ser tão popular em nossas mesas.

E há, claro, também receitas. Muitas receitas que corriam o risco de desaparecer ou mofar “em cadernos no fundo dos baús”. Elas são adaptadas ao nosso tempo – como a substituição de banha de porco por óleo vegetal – para facilitar a concretização destas imagens do passado paulista. Fotos completam as receitas, aprimorando o gosto de memória e tradição objetivado pelo projeto.

Nos 400 anos percorridos por Rosa, fundem-se temperos e modos de preparo, muda-se a forma de apresentação dos pratos e os utensílios a eles associados. Virado à paulista, bolinhos de chuva, cuscuz à paulista, pastel, frango caipira, galinhada, pernil com farofa. Somente a menção a estes pratos já evoca aromas e a lembrança de tropeiros, bandeirantes, caipiras e as fazendas de café. Ecos de muitas lembranças que tomam forma neste trabalho e possibilitam a compreensão da história do cotidiano das famílias paulistas.

Sobre o autor – Rosa Belluzzo é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Cooperação Cultural Ibero-americana pela Universidade de Barcelona e pesquisadora na área de antropologia cultural e história da alimentação. Ganhou o Prêmio Jabuti em 1999 pelo livro Cozinha dos imigrantes – memórias e receitas e o Gourmand World Cookbook Awards 2004 pela obra Sabores da América – Cuba, Jamaica, Martinica e México

Título: São Paulo: memória e sabor
Autora: Rosa Belluzzo
Número de páginas: 120
Formato: 23,5 x 24,5 cm
Preço: R$ 70
ISBN: 978-85-71390-883-2 

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom