Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 01 Crises e desenvolvimento: um panorama do capitalismo pós-guerra fria

Clientes

Crises e desenvolvimento: um panorama do capitalismo pós-guerra fria

Feb 02, 2009

Em 1992 iniciou-se uma nova fase econômica, que se estendeu até o ano de 2000 e foi chamada de Nova Economia – caracterizada pelo crescimento desenfreado dos Estados Unidos. Este período recebe uma profunda análise de importantes economistas nacionais e internacionais em Dinâmica do capitalismo pós-guerra fria: cultura tecnológica, espaço e desenvolvimento, lançamento da Editora Unesp, organizado por Marcos Costa Lima. 

O livro reúne artigos, organizados em cinco partes – Dinâmica do capitalismo, Espaços e dinâmicas centrais, Tecnologia, Espaço e ambiente e América Latina e desenvolvimento –, que tratam detalhadamente as dimensões estruturantes da mundialização: seus desdobramentos macroeconômicos, geopolíticos, espaciais e ambientais do sistema capitalista daquele momento. Os principais acontecimentos daquela era, os quais influenciaram diretamente nos rumos socioeconômicos, como a posse de Margareth Thatcher, na Inglaterra, a crise Asiática de 1997, ou até a Argentina do início do século XXI, são contextualizados pelos autores.

Outros assuntos, ainda mais atuais e em voga nos jornais, são apresentados nestes artigos. É o caso da Lei de Biossegurança no Brasil, discutido mais profundamente na publicação por Aécio Amaral e Jonatas Ferreira, que comentam a questão explicando as divergentes visões dos religiosos e parlamentares. O último bloco da obra, um panorama acerca da política econômica e desenvolvimento da América Latina, aborda os conceitos teóricos em que estão fundamentados os países latino-americanos e traça um diagnóstico das situações vividas aqui.

Apesar de tratar de conceitos complexos da área econômica – de pouca familiaridade para alguns – Dinâmica do capitalismo pós-guerra fria não apresenta uma leitura complicada e se faz ideal para aqueles que queiram entender e conhecer mais sobre o capitalismo atual e os processos que colaboraram para o seu crescimento até hoje.

Sobre o organizador – Marcos Costa Lima é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde estuda temas de Política Internacional Comparada; a Dinâmica do Capitalismo e as suas relações Sul-Sul. É doutor em Ciências Sociais pela Unicamp – SP e pós-doutorado pela Universidade Paris XIII – Villetaneuse. É presidente do Fórum das Universidades Brasileiras para o Mercosul. Tem livros e trabalhos publicados no Brasil e em outros países como Argentina, Colômbia Venezuela, Reino Unido e Itália. 

Título: Dinâmica do capitalismo pós-guerra fria: cultura tecnológica, espaço e desenvolvimento
Organizador: Marcos Costa Lima
Número de páginas: 374
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-85-7139-815-3

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom