Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 01 Estudo desvenda a obra completa de Raul Pompéia

Clientes

Estudo desvenda a obra completa de Raul Pompéia

Feb 18, 2009

A produção literária de Raul Pompéia vai muito além de O Ateneu, a quem a crítica tradicional costuma se dedicar, como comprova Marciano Lopes e Silva, ao analisar contos, poemas em prosa e textos teórico-críticos sobre literatura e artes do escritor do menos conhecido O mal de D. Quixote, conto de 1883, que também intitula este estudo sobre sua obra, agora publicado pela Editora Unesp. Raul Pompéia é aqui desnudado, para se identificar os valores cognitivos e éticos que orientam sua criação artística e lhe conferem organicidade.

Marciano Lopes e Silva expõe a contradição presente na obra de Pompéia, que trafega por diversos estilos literários. O retrato da sociedade de uma época passa pelo naturalismo, pelo simbolismo, pelo impressionismo e, principalmente, pelo realismo. O estudo expande a discussão de forma a englobar os símbolos e signos das obras, demonstrando que Pompéia “não subordina a arte a qualquer fim moral ou político, mantendo sua autonomia”.

Também é avaliado O mal de D. Quixote, onde o excesso de romantismo é criticado negativamente por Pompéia, dizendo ele que se deve “arrancar o coração”. Porém, os personagens que conseguem superar o “mal romântico” acabam por perder o desejo por novas coisas, perdendo tudo por consequência, fato que ressalta a ironia que ataca e serve como máscara ao escritor.

Lopes e Silva ainda traça em seus estudos sobre Canções em metro um paralelo com a obra de Baudelaire, além de um debate sobre as construções alegóricas e temáticas produzidas por Pompéia. Nelas, a miscigenação, a industrialização, a política nacional, a felicidade, a juventude e o capitalismo são retratados e evidenciam a miséria social e humana que constroem a “filosofia da história” que se configura para o autor como uma filosofia do desencanto. 

Destacando a unificação de história, filosofia, tragédia, ironia e epopéia, O mal de D. Quixote – Romantismo e Filosofia da História na obra de Raul Pompéia justifica por que o escritor é considerado um dos pontos altos da arte e da literatura no Brasil do século XIX.

Sobre o autor – Marciano Lopes e Silva é bacharel em Oceanologia e em Letras pela FURG, mestre e doutor em Letras respectivamente pela UFRGS e pela Unesp, câmpus Assis. Começou sua carreira docente na Universidade Estadual de Londrina e, desde 1997, encontra-se na Universidade Estadual de Maringá. Já editou dois livros (Torpor -1998 e A contrapelo – 2007) e um CD, além de ser produtor do programa Outras Palavras da rádio UEM FM.

Título: O mal de D. Quixote – Romantismo e Filosofia da História na obra de Raul Pompéia
Autor: Marciano Lopes e Silva
Número de páginas: 300
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7139-872-6
Coleção: PROPG

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

 

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom