Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 02 Luís Viana Filho desvenda a vida de Anísio Teixeira e sua contribuição para a educação brasile

Clientes

Luís Viana Filho desvenda a vida de Anísio Teixeira e sua contribuição para a educação brasile

Mar 23, 2009

Advogado, intelectual, educador e escritor, Anísio Teixeira exerceu um papel fundamental na história da educação brasileira. Defensor ferrenho do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, ele sempre carregou o desejo de poder melhorar o Brasil por meio da escola. Sua trajetória de vida e suas contribuições para o tema são desvendadas em Anísio Teixeira: A polêmica da educação, o novo título das clássicas biografias escritas por Luís Viana Filho, que a Editora Unesp lança em parceria com a Edufba, comemorando os cem anos de nascimento do biógrafo.

Um dos méritos da obra reside na ampla pesquisa que deu origem a este trabalho. Viana Filho analisou vários arquivos, entre eles o do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, onde foi possível encontrar um valioso acervo que incluía as correspondências de Anísio Teixeira e seus diálogos sobre a educação com Antonio Cândido, Darcy Ribeiro, Fernando de Azevedo, Gilberto Freyre entre muitos outros.

Nestas cartas escritas, tanto por Anísio Teixeira quanto por seus amigos e colegas de profissão, ficam mais claras as posições, descobertas, anseios e medos que faziam parte de sua vida. Como, por exemplo, a importante decisão de ir para os Estados Unidos e estudar na Faculdade de Columbia em Nova York, onde se apaixona pela pedagogia e pelo país que o ensina um método diferente de pensar a educação. Lá cultivou grandes amizades, entre elas com Monteiro Lobato, que escreveu: “Anísio Teixeira é a inteligência mais brilhante e o maior coração que já encontrei nestes últimos anos de minha vida”. 

Também são destacadas suas contribuições nas reformas dos sistemas educacionais da Bahia e do Rio de Janeiro, onde atuou na secretaria de educação e estabeleceu uma rede municipal de ensino completa, e sua participação no projeto da Universidade de Brasília (UnB), da qual veio a ser a ser reitor em 1963, sendo afastado após o golpe militar no ano seguinte. Viana Filho ainda revela como os últimos anos de vida de Anísio Teixeira estiveram cercados de angústias e pessimismo. A decepção com o cenário político brasileiro e com os conflitos políticos e militares dos Estados Unidos despertavam não apenas a preocupação com a educação, mas também com o futuro da humanidade.

Sobre o autor – Luís Viana Filho foi professor de Direito Internacional Público, de Direito Internacional Privado e História do Brasil em universidades de direito da Bahia, além de deputado federal, ministro para Assuntos da Casa Civil do governo de Camilo Castelo Branco, ministro da Justiça, senador e governador da Bahia. Homem de múltiplas atividades, ganhou renome produzindo detalhados relatos sobre a vida e a obra de José de Alencar, Barão do Rio Branco, Eça de Queirós e Anísio Teixeira, livros agora relançados pela Editora Unesp.

Título: Anísio Teixeira: A polêmica da educação
Autor: Luís Viana Filho
Número de páginas: 242
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 978-85-7139-884-9

 

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom