Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 06 Obra essencial da Filosofia moderna, Tratado da Natureza Humana ganha nova edição em português

Clientes

Obra essencial da Filosofia moderna, Tratado da Natureza Humana ganha nova edição em português

Jun 08, 2009

David Hume é considerado, para pessoas como Bertrand Russell, o maior filosofo britânico de todos os tempos. O Tratado da Natureza Humana, publicado em 1739-1740, quando o autor contava com 27 anos, é uma das mais importantes obras da história da Filosofia ocidental. E ela ganha agora uma nova edição, em português, lançada pela Editora Unesp, acrescida de um inédito e extensivo índice remissivo, seja em relação à tradução brasileira anterior como também em relação às edições estrangeiras.

Dividida em três livros, a obra analisa de maneira cética e singular os princípios da natureza humana, aplicando aos problemas éticos e à filosofia moral o raciocínio experimental que Newton implantou no estudo da natureza física. Vemos como Hume - partindo da filosofia de Francis Bacon e do empirismo de John Locke - chega ao ceticismo, levando o empirismo a níveis altíssimos e fazendo a crítica da filosofia tradicional. É o estabelecimento deste novo conjunto de ideias que leva, por exemplo, Kant à formulação de sua filosofia (o autor alemão costumava dizer que Hume o despertou de seu “sonho dogmático”).

O Livro I aborda as percepções primordiais da mente humana, divididas em impressões e ideias. Segundo Hume, as impressões chegam à mente de maneira forte e violenta, como as sensações, paixões e emoções. Já as ideias são o reflexo e as imagens dessas impressões. O Livro II retrata as paixões, principalmente as dualidades orgulho-humildade, amor-ódio e vício e virtude. Após as reflexões, o pensador discorre sobre o livre-arbítrio e a curiosidade, chamada de amor à verdade e considerada a fonte de todas as investigações. E o Livro III trata da moral. Apesar de ser considerado pelo filósofo como independente dos outros tomos, esse trecho utiliza-se de toda a preparação efetuada anteriormente, discorrendo sobre os direitos civis, governos e sistemas internacionais, entre outros termos, relacionando a moral com o sentimento de prazer.


Sobre o autor – David Hume (1711-1776) foi um filósofo escocês da maior importância para o iluminismo. Considerado um dos três maiores empiristas britânicos, juntamente com John Locke e George Berkeley, é autor de Ensaios morais, políticos e literários, Investigação sobre os princípios da moral, História natural da religião e Investigações sobre o entendimento humano (os dois últimos já publicados pela Editora Unesp), entre outros. Suas reflexões influenciaram os pensadores Kant, Adam Smith e Auguste Comte, dentre diversos outros.

Título: Tratado da Natureza Humana
Autor: David Hume
Número de páginas: 760   
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 90
ISBN: 978-85-7139-901-3

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom