Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 06 Pesquisador revela possíveis interpretações sobre a obra de David Hume

Clientes

Pesquisador revela possíveis interpretações sobre a obra de David Hume

Jun 29, 2009

Os diversos desafios interpretativos centrais apresentados por um dos mais importantes filósofos britânicos de todos os tempos são evidenciados em Hume e a Epistemologia, lançamento da Editora Unesp, em co-edição com a Discurso Editorial. O autor, João Paulo Monteiro, expõe aqui a visão de Hume sobre a teoria do conhecimento e da ciência, enfrentando as diversas áreas nas quais a obra humana se tornou imprescindível: Filosofia, História, Teoria Econômica, Política e Crítica da Religião.

Os três primeiros textos do livro evidenciam os temas nucleares do pensamento de Hume, relativos à teoria do conhecimento e da ciência; o quarto e o quinto ressaltam a crítica ao finalismo, enquanto o sexto especifica o discurso que precede essa crítica. Já o sétimo demonstra a relevância do confronto entre o escocês e o psicanalista Freud, em que são abordados os conceitos de prazer e de realidade propostos pelos pensadores. O oitavo texto relata a tese da continuidade entre o conhecimento comum e o teórico.

Neste último, são levantadas e estudadas questões epistemológicas atuais como o senso comum e seu relacionamento com a filosofia, a presença de objetos inobserváveis em ambos os casos e a fé perceptiva. Neste caso, Hume coloca-se como pano de fundo das discussões, servindo como embasamento teórico e histórico, sendo retomado a partir do discurso de Quine.

Monteiro também tem o cuidado de eliminar as referências ao raciocínio e à indução, tratando delas apenas quando cita filósofos que abordam o tema, como Francis Bacon. Isto ocorre pois o autor coloca o conceito da indução na filosofia humeana em segundo plano, no conceito de raciocínio causal.

Acompanhando de perto o vocabulário e a linguagem humeana, Hume e a Epistemologia retrata assim ideias e conceitos complexos de forma a evidenciar a riqueza de detalhes do pensador escocês.

Sobre o autor – João Paulo Monteiro é professor titular aposentado da USP, continuando com orientação de teses. Foi professor catedrático convidado na Universidade de Lisboa e na Universidade Lusófona, também em Lisboa. Escreveu, além de numerosos artigos sobre temas filosóficos em volumes e revistas nacionais e estrangeiros, Realidade e cognição, em 2003, lançado pela Editora Unesp. Atualmente divide seu tempo entre São Paulo e Lisboa.

Título: Hume e a Epistemologia
Autor: João Paulo Monteiro
Número de páginas: 228 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 978-85-7139-905-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom