Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 06 Relançada obra de referência sobre estrutura molecular

Clientes

Relançada obra de referência sobre estrutura molecular

Jun 10, 2009

Baseado no curso de Espectroscopia Molecular, oferecido aos estudantes de pós-graduação do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Oswaldo Sala escreveu Fundamentos da espectroscopia Raman e no infravermelho. Este lançamento da Editora Unesp, agora em edição corrigida e modificada, torna mais claros alguns pontos importantes para o estudo da interação da radiação eletromagnética com a matéria, sem a necessidade de conhecimentos avançados em Mecânica Quântica.

Preenchendo a grande lacuna bibliográfica de trabalhos em português voltada para a espectroscopia molecular, são abordados aqui os aspectos fundamentais da espectroscopia vibracional, rotacional e ro-vibracional, tanto sob o enfoque da espectroscopia Raman como de absorção no infravermelho.

Além de apresentar uma introdução histórica sobre o tema, o livro discute a vibração e a rotação de moléculas diatômicas e poliatômicas, os métodos de medida do fator de despolarização e o método das matrizes G e F de Wilson para análise de coordenadas normais. 

Sobre o autor – Oswaldo Sala nasceu em Bauru, em 1950 tornou-se assistente do professor H. Stammreich, no Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, trabalhando em espectroscopia Raman, doutorando-se em Física, em 1961. Em 1970 optou pelo Instituto de Química, criou o curso de pós-graduação em Espectroscopia Molecular. Obteve a livre docência em 1986 e tornou-se professor titular em 1988. É membro da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Título: Fundamentos da espectroscopia Raman e no infravermelho
Autor: Oswaldo Sala
Número de páginas: 276
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 52
ISBN: 978-85-7139-868-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom