Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 07 Coletânea apresenta os novos desafios para as relações internacionais e discute soluções para a segurança global

Clientes

Coletânea apresenta os novos desafios para as relações internacionais e discute soluções para a segurança global

Jul 22, 2009

Os principais atores globais – estados, organizações internacionais e instituições não-governamentais – estão muito longe de um consenso sobre como assegurar a paz e a segurança mundial nos dias atuais. Diante de variadas e complexas questões, Os conflitos internacionais em múltiplas dimensões, organizado por Reginaldo Mattar Nasser, oferece uma ampla perspectiva, articulando pesquisas relacionadas à política internacional, economia política, direito e ciências sociais. 

Desta maneira, este lançamento da Editora Unesp permite compreender melhor uma nova agenda de segurança que incorpore novos conceitos, sem necessariamente substituir as tradicionais questões militares e de defesa. Neste mapa conceitual, são debatidas questões como conflitos econômicos, políticos e sociais, migrações, problemas ambientais e narcotráfico. E, além de enfrentar o desafio de entender a natureza das causas e das consequências das transformações internacionais, também busca respostas legítimas para os problemas contemporâneos.  

Destas múltiplas dimensões surgem aspectos comuns que são agrupados em seis áreas temáticas: "Governança global e segurança internacional", "Direitos humanos e segurança internacional", "As grandes potências diante dos conflitos internacionais", "Economia política e conflitos internacionais", "A construção da paz na África" e "Dilemas da segurança regional na América Latina". A partir destas áreas, os autores dos ensaios refletem sobre as razões que exigem o estudo dos conflitos entre as nações, os critérios teóricos e metodológicos empregados, os paradigmas tradicionalmente usados em segurança internacional e a sua validade no mundo contemporâneo.

Os conflitos internacionais em múltiplas dimensões integra uma série de trabalhos sobre relações internacionais que a Editora Unesp publica em parceria com o Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/PUC-SP). Já estão disponíveis os seguintes títulos: Controle civil sobre os militares; Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul; Petróleo e poder; e Trajetórias: capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países da periferia.

Sobre o organizador – Reginaldo Mattar Nasser é professor do curso de Relações Internacionais da PUC/SP e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais. É membro da Direção da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e desenvolve pesquisa na área de Política Internacional com ênfase em Conflitos Internacionais, Oriente Médio, África e Política Externa dos Estados Unidos.

Título: Os conflitos internacionais em múltiplas dimensões
Organizador: Reginaldo Mattar Nasser
Número de páginas: 225
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 978-85-7139-923-5

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom