Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 07 Economista visionária discute novas formas de atuação do Estado em países emergentes

Clientes

Economista visionária discute novas formas de atuação do Estado em países emergentes

Jul 08, 2009

Alice Amsden é hoje uma referência do pensamento econômico heterodoxo, algo referendado por prêmios como o da Associação Norte-Americana de Ciência Política e do Global Development and Environment Institute. Seu foco de análise é o processo de industrialização e o desenvolvimento das nações. Em um de seus principais livros, A ascensão do “resto”, agora lançado no Brasil pela Editora Unesp, ela trabalha com um grupo de países emergentes que tiveram, nas últimas décadas do século passado, um aumento significativo na participação do comércio internacional, inclusive em áreas e setores industriais dominados pelos países tecnologicamente avançados do Ocidente e pelo Japão.

Escrito antes de estourar a atual crise econômica mundial – não por acaso, a revista Scientific American a coloca como um dos 50 maiores visionários do mundo –, a obra de Amsden já alertava para a necessidade de uma nova forma de atuação do Estado, principalmente para esses países “atrasados” que têm como obstáculo a parcialidade das regras internacionais e os interesses dos mercados desenvolvidos. A atuação do setor público seria justificada como o único meio de superação do atraso, sobretudo em políticas para suprir a carência básica de conhecimento e tecnologia, aspectos fundamentais para o equilíbrio de força com os desenvolvidos.

Desvendar como a industrialização se firmou entre esses tardios ingressantes, os novos caminhos que foram seguidos e o que foi feito para avançar mais do que os outros são algumas das questões trabalhadas. E Amsden ressalta a importância em dividir o grupo em duas modalidades. De um lado, os “integracionistas” (Brasil, México, Turquia e Argentina) caracterizados pela firme dependência do investimento direto estrangeiro e com reduzido investimento em pesquisa e desenvolvimento. De outro, os “independentes” (liderados pela China, Índia, Coreia e Taiwan) notabilizados por suas empresas com controle nacional e um alto investimento em capacidade tecnológica. Qual modelo triunfará e servirá para guiar os países ainda mais “atrasados” no processo de desenvolvimento também é algo que fica mais claro com a leitura de A ascensão do “resto”, assim como alguns dos problemas a serem enfrentados no século XXI.

Sobre a autora – Alice Amsden é professora de Economia Política no Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento no Massachusetts Institute of Technology. Tornou-se mundialmente conhecida por seus trabalhos sobre o lugar da ação pública na promoção do desenvolvimento. Seu livro Asia´s Next Giant: South Korea and Late Industrialization foi premiado como o melhor livro de Economia Política pela Associação Norte-Americana de Ciência Política.

Título: A ascensão do “resto”: os desafios ao Ocidente de economias com industrialização tardia
Autora: Alice H. Amsden
Número de páginas: 588
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70
ISBN: 978-85-7139-916-7


Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom