Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 07 O legado teórico de um dos mais importantes compositores do século XX

Clientes

O legado teórico de um dos mais importantes compositores do século XX

Jul 13, 2009

Do Tratado de harmonia, escrito por Jean-Philippe Rameau, aos ensaios do belga Henri Pousseur, passando pelo Harmonia de Arnold Schoenberg, há uma linhagem de grandes compositores que também são fundamentais para o campo teórico da música. No caso de Pousseur, a edição em português de seus textos, publicada pela Editora Unesp (assim como o livro de Schoenberg), contou com a colaboração do próprio autor, finalizada pouco antes de sua morte, em março deste ano. A tradução é do compositor e diretor artístico Flo Menezes, outro importante nome no cenário da música contemporânea.

Apoteose de Rameau e outros ensaios reúne textos escritos desde 1950, caso do essencial artigo sobre o cromatismo orgânico em Anton Webern, até a destacada Apoteose de Rameau – ensaios sobre a questão harmônica. Leituras obrigatórias para qualquer amante da música, principalmente para quem deseja se aprofundar pelas noções de polarização, omnipolaridade ou multipolaridade à de periodicidade, sobredeterminação ou entidades harmônicas.

No ensaio que dá título ao livro, Pousseur esmiúça em detalhes a sua técnica das redes harmônicas com a qual elabora uma “gramática generalizada dos universos harmônicos”, como nota Flo Menezes. Em comparação com a importância da “teoria do baixo fundamental”, com a qual Rameau sedimenta as “constituições triádicas” da tonalidade, aqui a “essência de todas as relações harmônicas passa a ser vista como passível de ser interpretada por uma rede” de três dimensões: vertical, horizontal e oblíqua.

Também está presente na coletânea o artigo Stravinsky segundo Webern segundo Stravinsky, dedicado a Pierre Boulez, mas por meio da qual Pousseur se afasta do mestre francês, o que lhe custou um certo isolamento por parte da intelligentsia musical europeia. O foco é na mais especulativa das obras do compositor russo, Agon, que se aproxima do serialismo dodecafônico e que recebe aqui uma análise completa e exaustiva. Completam a edição O cromatismo orgânico de Anton Webern, De Schoenberg a Webern: uma mutação, A questão da “ordem” na música nova e Por uma periodicidade generalizada.
 
Sobre o autor – Henri Pousseur (1929-2009) fundou a associação Musiques Nouvelles, dirigiu o Conservatório de Liège e contribuiu com a construção do Institut de Pédagogie Musicale du Parc de la Villette, na França, aposentando-se em 1994, quando era diretor da Filarmônica de Liège.

Título: Apoteose de Rameau e outros ensaios
Autor: Henri Pousseur
Número de páginas: 358
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 84
ISBN: 978-85-7139-919-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom