Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 07 Obra traz nova e importante visão sobre o padrão amazônico geral

Clientes

Obra traz nova e importante visão sobre o padrão amazônico geral

Jul 06, 2009

Sabendo que a Amazônia é extremamente heterogênea, com inúmeros povos indígenas diferentes, Filhos da Cobra de Pedra: organização social e trajetórias tuyuka no rio Tiquié (noroeste amazônico), de Aloisio Cabalzar, tenta situar os Tuyuka e os outros povos Tukano Orientais nessa estrutura dinâmica que é o sistema regional uaupesiano. Mantendo trocas constantes e características socioculturais comuns com os habitantes do território formado pelas bacias dos rios Uaupés e Pirá-paraná, na fronteira Brasil-Colômbia, esses povos se diferenciam e são percebidos pelos demais.

Embora mantenham a densidade própria e não se diluam perdendo a identidade, esses grupos de descendência envolvem-se uns com os outros permanentemente. Através não só da língua e de uma base regional em comum, mas também de passados extremamente relacionados, essas trocas se concretizam envolvendo ancestrais, parentes, memórias antigas e ciclos rituais. Investigando a manifestação dos princípios de descendência e aliança, Filhos da Cobra de Pedra deixa claro que nem o contexto atual, nem as transformações da história recente foram capazes de abalar o que ocorreu anteriormente.

A obra coloca os movimentos dos vários subgrupos tuyuka como os verdadeiros responsáveis pelos processos de formação e ruptura de grupos locais e nexos regionais, considerando diferentes esferas de abrangência. Centrando-se nos Tuyuka ou Filhos da Cobra de Pedra, habitantes da região do alto Tiquié (noroeste amazônico, alto rio Negro), o lançamento da Editora Unesp origina uma nova e importante visão sobre um padrão amazônico geral. Além disso, oferece uma visão mais nítida da relação entre deslocamentos, territorialidade e constituição de relações sociais específicas entre tais subgrupos, explicitando alguns sentidos desses deslocamentos.

Considerado uma verdadeira etnografia, o livro Filhos da Cobra de Pedra trata desde as origens dos Tukuya na Cobra Canoa, até os rios percorridos tanto no passado como no presente, as malocas lentamente formadas, os nomes comumente dados e as cerimonias seriamente realizadas.

Sobre o autor – Aloisio Cabalzar é etnólogo e trabalha na região do noroeste amazônico desde 1991. Com formação na Universidade de São Paulo, faz parte da equipe do Programa Rio Negro, do Instituto Socioambiental.

Título: Filhos da Cobra de Pedra: organização social e trajetórias tuyuka no rio Tiquié (noroeste amazônico)
Autor: Aloisio Cabalzar
Número de páginas: 361
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 50
ISBN: 978-85-7139-823-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions


Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom