Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 07 Pesquisa premiada revela novos pontos de vista sobre a vida e a relação familiar de negros na escravidão

Clientes

Pesquisa premiada revela novos pontos de vista sobre a vida e a relação familiar de negros na escravidão

Jul 15, 2009

Vencedor do Prêmio ANPUH-Tese, outorgado pela Associação Nacional de História à melhor tese defendida em um dos programas de doutorado em História credenciados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a obra Gente negra na Paraíba oitocentista: população, família e parentesco espiritual aborda a temática de famílias negras (escrava, liberta e livre) na província da Paraíba. Com isso, coloca em evidência a relação de parentesco de sangue e espiritual existente entre a população do século XIX, refutando a imagem internalizada em nossa cultura de que os negros não tinham famílias, já que o modelo é sempre o da estrutura patriarcal colonial ou a nuclear das sociedades urbanas modernas.

Neste lançamento da Editora Unesp, Solange Pereira da Rocha constrói um panorama de lutas para identificar a autonomia social e econômica em um universo dominado pela escravidão, aprofundando o conhecimento acerca da organização familiar e da conjuntura econômica no contexto oitocentista. Além disso, a autora elucida a diversidade espacial, temporal e cultural da composição da sociedade e a dureza na vida cotidiana das pessoas negras que buscaram construir novas socializações na Paraíba oitocentista.

Solange Rocha, a partir da análise de variada documentação de três freguesias da Zona da Mata da Paraíba, também cria perfis biográficos para exemplificar a heterogeneidade dos grupos sociais, mostra as mudanças demográficas no século XIX e ainda discute as políticas de alforria no Brasil e na Paraíba, desvelando as vivências das pessoas negras que conquistaram sua liberdade e/ou mobilidade social no interior de uma sociedade que permitiu a formação de enormes estruturas fundiárias. Com texto fluente, a autora recupera a memória e a história da população negra, gerando reflexões sobre sociedade escravista oitocentista, suas regras sociais e a ação e vivências de escravizados e não escravizados.

Sobre a autora – Solange Pereira da Rocha é historiadora com graduação na Universidade Federal da Paraíba e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) na Universidade Federal de Pernambuco, com estudos sobre a população negra no século XIX. Desde o final da década de 1980 atua em movimentos anti-racistas, sendo que em João Pessoa é co-fundadora da Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba. Fez parte da primeira turma de bolsistas do Programa Internacional de Pós-Graduação da Fundação Ford. Entre 2007 e 2008 foi professora da Universidade Estadual da Paraíba e atualmente é professora no Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba, e desenvolve projetos de pesquisa envolvendo temas relacionados à escravidão e políticas de ações afirmativas.

Título: Gente negra na Paraíba oitocentista: população, família e parentesco espiritual
Autora: Solange Pereira da Rocha
Número de páginas: 331
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 55
ISBN: 978-85-7139-924-2

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom