Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 07 Pesquisadores debatem a constituição e a situação social do campesinato no Brasil

Clientes

Pesquisadores debatem a constituição e a situação social do campesinato no Brasil

Jul 20, 2009

Formas dirigidas de constituição do campesinato é o segundo volume do tomo Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil, da coleção História social do campesinato no Brasil, lançado pela Editora Unesp e pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD). A obra oferece uma compreensão mais ampla do mundo em que o camponês produz e se reproduz, analisando, neste caso específico, os processos de criação de condições para ocupação populacional do território brasileiro e da presença institucional do Estado.

Organizado por Delma Pessanha Neves, a coletânea reúne artigos que mostram a importância da criação de condições para ocupação do território brasileiro pela população, desde a colonização pelos imigrantes, incluindo a questão religiosa e a noção familiar, até a condição de sitiantes e de posseiros. Neste processo, os pesquisadores expõem a complexidade do tema, apresentando uma realidade que se distancia da visão idealizada da colonização por imigração baseada em alguns casos de sucesso ocorridos da região sul do país.

Os casos estudados valorizam os estudos acerca da sociedade, das relações humanas e das mudanças sociais entre os camponeses, além de explicitar a articulação entre os sistemas econômico e político que circunda o campesinato. Desta forma, os autores apresentam de forma integrada um panorama de contraposições interpretativas que quebram as perspectivas analíticas até então hegemônicas. 

O resultado é uma análise ampla dos padrões de ocupação populacional do território brasileiro. E, no último texto de Formas dirigidas de constituição do campesinato, o leitor encontra uma síntese das ideias trabalhadas nos dois volumes de Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil.

Sobre a organizadora  – Delma Pessanha Neves é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora em Antropologia Urbana pela Université de Paris X. Atualmente, integra como coordenadora acadêmica (desde 2003) e professora permanente, o corpo de docentes e orientadores do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Título: Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil – vol. II - Formas dirigidas de constituição do campesinato
Autora: Delma Pessanha Neves (org.)
Número de páginas: 326
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 34
ISBN: 978-85-7139-896-2

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom