Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 08 Coletânea discute formas de diálogo entre arte e educação formal

Clientes

Coletânea discute formas de diálogo entre arte e educação formal

Aug 17, 2009

A necessidade de se procurar métodos cada vez mais efetivos para aproximar a arte da educação é o tema central de Arte/Educação como Mediação Cultural e Social. A coletânea traz textos de diversos pesquisadores que questionam os métodos utilizados por museus, centros culturais e organizações sociais para promover a educação por meio de exposições, além de traçar paralelos com propostas de países como Estados Unidos, França, Portugal e Espanha.

A falta de profissionalização específica para os mediadores entre arte e educação no Brasil é um dos problemas discutidos nos trabalhos reunidos por Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho neste lançamento da Editora Unesp. O grande desafio é pensar numa interação que não somente explique os diferentes movimentos artísticos ao longo da História, mas que consiga desenvolver a criatividade, a curiosidade e a capacidade crítica dos alunos, extrapolando o campo artístico e trazendo essas percepções para a vida fora das exposições.

As pesquisas são agrupadas em quatro tópicos, de modo a marcar os principais interesses de cada análise: Questões da Mediação aborda discussões gerais sobre o conceito e a aplicação das mediações; Mediação em Museus e Centros Culturais, com análise de experiências nesses setores; A Mediação e o Contexto Educacional, que mescla as propostas postas em prática nas exposições com as diretrizes da educação formal, e Mediação e Reconstrução Social, as possibilidades que a relação entre arte e cultura trazem para um aperfeiçoamento da sociedade.

Arte/Educação como Mediação Cultural e Social faz parte da coleção Arte e Educação, que objetiva difundir o conhecimento artístico para atender a demanda de artistas e arte-educadores brasileiros.

Sobre as organizadoras – Ana Mae Barbosa, mestre em Art Education pelo Southern Connecticut State Colege e doutora em Humanistic Education pela Boston University, é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e leciona atualmente na Universidade Anhembi Morumbi. Rejane Galvão Coutinho é mestre e doutora em Artes pela Universidade de São Paulo e atual professora assistente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Título: Arte/Educação como Mediação Cultural e Social 
Autoras: Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (Orgs.)
Número de páginas: 346
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42
ISBN: 978-85-7139-906-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected]www.twitter.com/pluricom | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom